segunda-feira, setembro 12, 2016

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou "mais uma corrida, mais uma viagem" ou "vamos à vida que a morte é certa" ou "cá vais mais uma comparação entre a arte da Antiguidade e a pintura Neoclássica. Desta vez comparamos uma parte de um fresco de Herculano com um quadro bem conhecido de Ingres. Confesso que não gosto muito de Ingres. Não gosto muito dos neoclássicos. Também não gosto dos Nazarenos, nem do El Greco. Pronto, disse. Sei que não me perdoam não gostar do El Greco, mas aquilo sabe-me mal; sabe-me a círio pascal, que querem? Mas não há dúvida, de facto, que muita da pintura Neoclássica se inspirou em cenas clássicas. Parece quase uma anedota dizer isto: a pintura neoclássica inspirou-se nos frescos, relevos e escultura clássica. Pois então claro que se inspirou: se são ambas clássicas!... Por falar na escultura clássica e na ideia de pureza, brancura e ascetismo que geralmente associamos a esta, vale a pena ver estes três minutos feitos pelo Getty Museum que destroem as nossas certezas burguesas. Mas no que diz respeito a este post e ao Ingres, lembro-me que ando vi a Madame Bovary do Claude Chabrol, reparei que a Isabelle Hupert na cena do baile tinha qualquer coisa de Madame de Ingres; ou seja de uma das muitas madames que o Ingres pintou. Esta pose de Arcádia no fresco não é algo nunca visto, não é uma raridade. Tenho a certeza que mais mulheres foram desenhadas e pintadas com o mesmo ar blasé, a mesma pose. Não é isso que faz a ligação entre o fresco e a pintura - até porque uma segura o ceptro (braço erguido) e outra tem o braço sobre o regaço. o que para mim faz a ligação entre as duas expressões artísticas é aquela mãozinha no rosto. e a gente bem sabe como as mãos são importantes pelo menos para o belogue. um dos autores que melhor pinta mãos é, em minha opinião, o Bronzino. ora vejam lá. mas a mão mais bonita é a do David do Miguel Ângelo. É um cliché, mas é verdade. 





















Hercules and Telephus
Século II
Museo Archeologico Nazionale, Nápoles







































Ingres
Madame Moitessier
1856
National Gallery, Londres