terça-feira, dezembro 08, 2015

- o carteiro -

A Imaculada Concepção ou "porque é que não tenho feriado"

Hoje quando se levantarem, às 12h, 13h, 14h e pensarem, enquanto bocejam: "ai que bom! hoje é feriado!", lembrem-se porque é que estão em casa. Vão responder: "porque é o dia de Nossa Senhora da Conceição" (Nossa Senhora da Conceição é rainha de Portugal desde que em 1640 D. João IV pediu a sua intercessão na Guerra da Restauração. A partir daí tornou-se rainha de Portugal e os reis após D. João IV passaram a ser representados, não com a coroa na cabeça, mas com a coroa numa banqueta ao lado, já que a coroa é para a rainha, Nossa Senhora da Conceição). 
Simplício Rodrigues de Sá
Retrato de D. João VI

Miguel António do Amaral
Retrato de D. José I

John Simpson
Retrato de D. Maria II

Também podem responder: "ah e tal, porque hoje é dia da Imaculada Conceição". Aí eu vou ter de dizer "Imaculada Conceição ou Imaculada Concepção. Mas atenção que neste dia não se celebra a concepção imaculada de Jesus. Se assim fosse Jesus tinha nascido a 8 de Setembro; ou seja, 9 meses após a concepção. A Imaculada Concepção de Jesus festeja-se a 25 de Março, 9 meses antes de 25 de Dezembro e dia em que se celebra a Anunciação. Foi neste dia 25 de Março que o anjo Gabriel disse a Maria: "Moça, faz a lista na Mustela pois vais ficar com bebé na barriguinha!". Não, o que se festeja neste dia 8 de Dezembro é a imaculada concepção de Maria. Ah pois é...

Nem sempre foi assim. Até ao século XIX Maria não era tida nem achada. Nunca se questionaram porque é que a Bíblia não fala mais sobre Maria, nem fala, por exemplo, da infância de Jesus? Pois, não é que não exista informação acerca disso, mas essa informação foi preterida aquando a escolha dos textos que deviam constituir a Bíblia. Eles existem: são textos apócrifos ou textos de autores romanos, mas não contribuíam para a imagem que se pretendia que a Bíblia passasse aos crentes. Só no século XIX é que o Papa não-sei-quê deu a Maria um lugar mais digno e declarou que Maria foi concebida sem pecado. Esta expressão merece análise:

concebida - naqueles idos tempos, um ser humano passava a existir não no momento em que o espermatozóide fecundava o óvulo; ou seja, não no momento em que havia cópula frutífera, mas quando era tocado, no útero da mãe, pela chama divina que lhe dava alma. Isso acontecia depois da fecundação, mas antes ainda desse ser estar na posse da razão. 

sem pecado - esta coisa se ser concebido sem pecado estava só reservado para Cristo, desde Santo Agostinho que definiu, com muita oposição de seitas consideradas heréticas e da igreja católica a oriente, que após Adão e Eva todos os seres tinham sido concebidos no pecado e pelo pecado. A excepção era Cristo. Mas se assim fosse, isto queria dizer que a sua mãe estava manchada pelo pecado, mesmo que sem ter culpa disso. A pressão para dar a Maria o lugar devido (e que levou a que, só no século XX a Igreja tenha resolvido a questão da vida divina de Maria após a sua morte - Assumpção de Nossa Senhora e não Ascensão de Nossa Senhora. Nossa Senhora é admitida no céu após a morte e ocupa lugar privilegiado ao lado do filho. Sobe aos céus com a ajuda de anjos. Jesus ascende sozinho) levou a que a Igreja reconsiderasse e cedesse espaço - e razão - a textos apócrifos que dizem que Maria para além de ter sido concebida sem pecado, foi liberta dele. Mesmo que Maria desejasse pecar, ela havia nascido sem essa possibilidade, dentro dela.

É nos textos apócrifos que encontramos referência à concepção imaculada de Maria. Os seus pais, São Joaquim e Santa Ana. Felizes porém desgostosos por não terem filhos, são abençoados com Maria. Não ter filhos era sinal de descontentamento divino. Joaquim, triste com esta ideia, refugia-se numa montanha. Mais eis que Deus lhes envia um anjo que lhes anuncia o nascimento de Maria. A São Joaquim, diz que este deverá abandonar a montanha e ir para as portas douradas de Jerusalém. A Santa Ana diz o mesmo. A concepção de Maria fica selada quando os dois se encontram nas portas douradas de Jerusalém. 
Giotto
Legend of St Joachim, Meeting at the Golden Gate, 
1305
Capela Scrovegni

Como ainda não fui evangelizada nem por padres jesuítas nem por cavaleiros templários, não tenho direito a Imaculada Conceição e por isso vou ter de ir trabalhar...