segunda-feira, julho 06, 2015

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

"antes e depois" ou como eu não conhecia esta moça, esta Alex Prager. De qualquer forma, e para verem como as coisas andam, a fotografia é de 2008 e em 2010 foi a leilão na Philips! não sei o que vos lembra, mas a mim lembra algumas fotografias da Cindy Sherman a apontar os anos 50, 60.














Alex Prager
Desiree (série The Big Valley)
91,8 x 125,1 cm
2008


Devido às cores muito saturadas, podíamos dizer que esta imagem da Alex (somos supé amiguinhas!) era de um filme. O mesmo se pode dizer de algumas das fotos da fotógrafa Cindy Sherman. A primeira que apresento aqui é da série "Centerfolds/Horizontals",  e como todas as dessa série basearam-se nas páginas centrais de revistas pornográficas e de moda. A moça de cima aparece sonhadora, já saída da adolescência, a fumar. A fotografia da Cindy Sherman apresenta uma jovem que parece apenas sonhadora, absorta. E talvez até esteja, mas se repararmos, o dedo da rapariga aponta para a palavra "single" do recorte de jornal que ela tem na mão. Estamos pois perante raparigas que já não são assim tão inocentes e que procuram no tabaco ou nas relações amorosas uma legitimação da sua vontade de serem adultas. Outra fotografia menos relacionada com a da fotógrafa Alex Prager, é também de Cindy Sherman. É a preto e branco, a interveniente não se deita no chão, mas numa cama, parece triste (tem um lenço numa das mãos) ou até desesperada (agarra a colcha da cama) e não sonhadora. Esta é também uma mulher adulta, uma bomba loira, e não uma jovem e, mais ainda do que na série "Centerfolds/Horizontals", aqui há um certo mistério. Não é só por ser a preto e branco, que nos lembra de imediato o cinema (o nome da série "Film Stills" corrobora isso), mas também pelas perspectivas cinematográficas das outras fotografias da série. Estas fotografias remetem-nos para uma América Pós-Guerra (esta série é anterior da das Centerfolds), quando a cultura de massas começou a atrair os artistas. 










Cindy Sherman
Untitled #96 (série Centerfolds)
1981
















Cindy Sherman
Untitled #11 (série Film Stills)
1978

Já agora, faço também referência à minha amiguinha preferida, a Roisin Murphy, que num dos seus vídeos (You know Me Better), me parece, fez referência à foto da Cindy Sherman.












Beijinhos, abraços, bou dormir que a vida é dura.