domingo, agosto 17, 2014

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou "as coisas que eles inventam". Uma vez fiz um post sobre as esculturas eróticas da Idade Média. Aqui. Elas existiam para colocar fora da Igreja o que não era da Igreja, ou porque sendo abertamente eróticas, incitavam à "falação", à excitação, ao barulho e eram por isso apotropaicas e por isso afastavam os males. Não acredito muito que servissem para alertar as pessoas para os malefícios à alma do sexo fora do casamento ou fora de normas. (Li há pouco tempo "O prazer na Idade Média" que a Ana me emprestou e confirmei o que já sabia: nem tudo era ordem e regra religiosa. Consoante os tempos e os teóricos, o sexo era melhor ou pior aceite e o prazer não era um tabu. Sexo com prazer, pelo menos para a mulher, era uma obrigação do homem). Bom, mas o que me trás hoje aqui é outra coisa. na Catedral de Washington, construída entre 1907 e 1990, podemos encontrar uma decoração (acho que aquilo não é uma mísula, mas honestamente também não me parece uma gárgula porque não tem abertura para a saída de água.) muito semelhante ao Darth Vader. 













Catedral de Washington
















Não sei quando esta escultura foi feita, mas duvido que tenha sido posterior ao aparecimento do Darth Vader no cinema. Quando muito, foi o cinema que se inspirou na escultura e não o contrário. O que se passa, na minha humilde opinião é que esta escultura seja, como muitas outras,













Catedral de Washington














Cirencester Parish Church

fruto de uma mente criativa, com capacidade de invenção. É possível, no caso do Darth Vader, que a escultura seja contemporânea do filme, dada a datação da Catedral, mas o que me parece é que no geral os artistas produziam as gárgulas dando asas à imaginação. Aquilo que muitos identificam, na terceira imagem, com uma máscara de gás e na quarta com um punk, pode ser apenas criação, invenção e não fidelidade ao real. Também pode ser, é verdade, que muitas destas esculturas, embora em edifícios antigos, sejam recentes. E nesse caso, acredito que tendo em conta a sua inacessibilidade, estas tenham sofrido mudanças menos ortodoxas, fruto de operários e artistas mais atrevidos.


Adenda:
O Brontops colocou este comentário na caixa de comentários:
"Oi Beluga... Há quanto tempo! Sua postagem com o Darth Vader me deixou curioso e decidi procurar (googlear). E, pelo jeito, o Vader da Catedral surgiu mesmo depois do filme, por conta de um concurso de escultura para crianças (Será que eu traduzi direito?) Abs. [link]

2 Comments:

Blogger Brontops Baruq said...

Oi Beluga... Há quanto tempo! Sua postagem com o Darth Vader me deixou curioso e decidi procurar (googlear). E, pelo jeito, o Vader da Catedral surgiu mesmo depois do filme, por conta de um concurso de escultura para crianças (Será que eu traduzi direito?) Abs http://www.nationalcathedral.org/about/darthVader.shtml

19/8/14 7:38 da tarde  
Blogger Belogue said...

Brontonps!!!!!!!! Há quanto tempo! (quem ler até pensa que nos conhecemos mesmo!). Olhe, fez muito bem em procurar. Aliás, vou colocar uma adenda com o seu comentário e com o link. Se alguma vez pensei em tal coisa!

22/8/14 7:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home