domingo, abril 20, 2014

- o carteiro -

"Domingo de Aleluia" ou porque é que mais vale uma enxada na mão do que uma mão inchada, não obstante o que se diz por aí

olá amiguinhos. estão todos no recesso do lar, com a família, a encher o bandulho, não é? fazem bem. nós por aqui não festejamos muito a páscoa. mas já que estão todos aí a pensar "quando é que acaba este domingo chato" queria dar-vos um presentinho para a vossa páscoa. 
Domingo de Aleluia é o Domingo em que Jesus ressuscitou. Quando ressuscitou Jesus fez o quê? Ora bem, primeiro foi à vidinha dele; ou seja, foi até ao limbo libertar todos os pais do Antigo Testamento que morreram antes dele nascer e que, como não tinham sido baptizados não podiam alcançar o céu. Depois foi ter com a mãe como convém a um bom filho e depois apareceu a Maria Madalena. Ou seja, quando Maria Madalena foi ao sepulcro na manhã de Domingo e viu o túmulo remexido, assustou-se. Maria Madalena correu para casa ter com os apóstolos dando-lhes conta do que tinha acontecido. Entretanto, Jesus vai lá à sua vida: a casa da mãe a ao limbo. Enquanto isso os apóstolos e Maria Madalena voltam ao túmulo, mas sem saber o que aconteceu, regressam a casa. Ela porém fica lá a chorar. E é quando vê Jesus não o reconhece, chegando mesmo a confundi-lo com o responsável pelo horto. Conta-nos João (Jo 20, 14-18): E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre. Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.

Claro que há versões diferentes: Marcos (Mc 16, 1-6) não aborda a presença do hortelão e além disso diz que Maria Madalena não foi sozinha ao túmulo. Seja como for, o meu folar de páscoa para vocêzes são umas pinturas onde esta cena é retratada. Fra Angelico, Botticelli e Ticiano, pelo menos, pintaram Jesus com uma enxada na mão, muito melhor do que ter a mão inchada como ele devia ter lá por causa das chagas. A maior parte das pessoas não percebe, até porque o tema destes quadros é Noli Me Tangere ("Não me toques", como o outro), ou "Não me detenhas", o mesmo "Não me detenhas" que sublinhei na citação. "Prontos", cá ficam os quadrinhos para vocês reflectirem e prestarem mais atenção da próxima vez que forem à National Gallery. Não facebookem se não perceberem. beijinhos, abraços e muitos doces no derrière. 


















Fra Angelico
Noli Me Tangere
1440-42
Convento di San Marco, Florença










Fra Angelico
Noli Me Tangere (pormenor)
1440-42
Convento di San Marco, Florença











Botticelli
Noli Me Tangere
1491-1493
Philadelphia Museum of Art, Filadélfia



















Botticelli
Noli Me Tangere (pormenor)
1491-1493
Philadelphia Museum of Art, Filadélfia



















Ticiano
Noli me tangere
1511-1512
National Gallery, Londres















Ticiano
Noli me tangere (pormenor)
1511-1512
National Gallery, Londres