terça-feira, agosto 13, 2013

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois e antes ou como isto não é bem o que eu queria. o que eu queria mesmo era uma mistura entre isto:

















Juan van der Hamen
Still Life with Flowers and a Dog
c. 1625-30
Museo del Prado, Madrid


isto:

















Willem Kalf
Still-Life with a Late Ming Ginger Jar
1669
Museum of Art, Indianapolis


e isto:












Evaristo Baschenis
Still-life with Musical Instruments
c. 1650
Accademia Carrara, Bergamo


para obter, com alguma imaginação, a parte esquerda disto:
Valentino
Fall/Winter 2013
por Inez e Vinoodh

Trata-se da campanha de 2013 da casa Valentino fotografada por Inez & Vinoodh e que pega no tema da natureza-morta, que neste caso inclui uma vanitas moderna (as jóias, os sapatos) para dar a conhecer os acessórios da marca valentino. o lado direito da fotografia apresenta a modelo com um modelo da casa valentino. posso dizer-vos (sim, sim, pois, está bem...) que desde os anos 90, com os modelos do Valentino (himself) sem vermelho, não via nada tão lindo na casa valentino. há cerca de 2 ou 3 anos as colecções da marca têm sido muito boas. não sei se o valentino ficaria feliz, mas acho que deveria ficar porque estes dois designers novos que lá estão foram uma lufada de ar fresco um pouco barroca sem ser vulgar. adoro os vestidos capa e o trabalho com a renda total. bem, mas vou ao que interessa: embora de facto a imagem da campanha, do lado esquerdo, nos remeta para as imagens em cima, a do lado direito levanta aqui uma questão: aquele estampado que tem, segundo me parece, tulipas (sabem que as tulipas, no século XVII atingiram preços astronómicos na Flandres.). mas apesar da dupla de fotógrafos se ter esforçado, eu cá acho que o estampado do vestido está mais para papel de parede William Morris do que natureza-morta. ora vejam lá:
William Morris