segunda-feira, julho 29, 2013

- original soundtrack -

não gosto de Wagner. ele também, se me conhecesse, não gostaria de mim. Nunca ouvi nada de wagner de que gostasse. preconceito meu, de certeza, por ele ter sido um autor tão caro ao regime nazi. mas ao ver o "melancholia" do lars von trier fiquei a gostar do prelúdio da ópera Tristão e Isolda do Wagner, e perdoei-lhe (e ele com isso...). afinal de contas, um bom artista não tem de ser uma boa pessoa (pelo menos foi essa a conclusão a que cheguei depois de muito pensar). fica por isso aqui a banda sonora de hoje.

3 Comments:

Blogger C said...

Partilhamos, certamente, da mesma opinião. Parabéns pelo excelente blog, já agora!

http://melancoliacontemporanea.blogspot.co.uk/2013/05/uma-opera-em-tres-actos-tristao-e-isolda.html

1/8/13 4:50 da tarde  
Blogger alma said...

as valquirias !!! Wagner é extra-ordinario.

não teve culpa como nietzsche de ser mal apreciado

1/8/13 6:32 da tarde  
Blogger Belogue said...

cara rita:
obrigada por vir ao blog e obrigada pelo elogio (eu a corar!). já carreguei no play do link que me enviou e neste momento em que escrevo é essa a minha banda sonora.

cara alma:
eu sei, mas não gosto. acho aquilo tudo demasiado megalómano (como se existisse algo megalómano que não fosse "demasiado"). a minha questão com o wagner não é só essa. li algures (provavelmente é treta) que quando o Luís da Baviera apareceu morto na piscina/tanque do palácio se desconfiou do Wagner.

Tem razão quando diz que ele foi aproveitado, e que não tinha culpa. no fundo ele não foi só aproveitado pelo regime nazi, também foi pela bauhaus, por exemplo. o seu conceito de obra de arte total foi muito cara à bauhaus, não no sentido romântico.

2/8/13 1:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home