domingo, fevereiro 10, 2013

- o carteiro -

Meus amigos, amores da minha vida, coisas lindas:

retomo aqui os posts sobre a interpretação das prefigurações do Speculum Humanae Salvationis. Não sei se se lembram, mas tínhamos ficado no batismo de Cristo. Hoje as tentações de Cristo são apresentadas juntamente com mais três episódios (as usual!). Assim, as Tentações de Cristo do Novo testamento, foram de certa forma previstas no Antigo através de três episódios (não sei se se lembram, mas é nisto que consiste o Speculum. Quem não quiser que deixe na beirinha do prato, não coma!). São eles Daniel a destruir Bel e matar o dragão, David a derrotar Golias e David a matar um urso e um leão. Ora bem, em Mateus 4: 1-10 encontramos o seguinte: "Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." Sei, por experiência própria que quando ficamos sem comer durante muitas horas - e por muitas horas digo alguns dias - podemos começar a ter: dores de cabeça, mau humor (mas daqueles...), sono, dores de estômago e depois uma espécie de alucinações como calcular mal as distâncias, tonturas sempre que nos colocamos em outra posição que não a horizontal, visão turva. enfim, tudo o que convém. Por isso que Jesus tenha visto o diabo depois de muitos dias sem comer, não me admira, eu também o via nas minhas ancas. e no meu rabo. O diabo que aqui na ilustração do Speculum aparece a Cristo com patas de pássaro, tenta-o frente ao templo e ao monte com as pedras na mão para que jesus transforme em pães.



















Este episódio é acompanhado de 3 outros, sendo que um deles é Daniel a destruir Bel e matar o dragão. Este episódio não se encontra em todas as versões da bíblia. Tenho-o na Bíblia dos Capuchinhos. É Daniel 14. Como é longo, vou contar aqui resumidamente. Daniel era próximo do rei Ciro que adorava um ídolo, Bel. Ora Daniel adorava a Deus e não prestava culto à estátua. Ciro um dia perguntou-lhe porquê e Daniel respondeu que Bel não era deus, era uma representação de algo. Ciro disse-lhe: "Por isso, então, Bel não te parece um deus vivo! Não vês quanto ele come e bebe todos os dias?". Daniel riu-se e disse que isso não era verdade. (As escrituras não dizem, mas pela maneira de falar de Daniel parecia que quem comia e bebia as oferendas colocadas à estátua era outra pessoa). O rei furioso mandou chamar os sacerdotes de Bel e incumbiu-os de descobrir quem comia as oferendas sob pena de os matar. Ou isso ou provavam que era o ídolo comia as oferendas e sendo assim Daniel seria morto. Mas eram eles! Eles tinham feito uma abertura na mesa e todas as noites iam lá buscar a comida. Nessa noite colocaram a comida na mesa e disseram a Ciro: "fecha a porta e sela-a com o teu anel. Se, a amanhã de manhã, quando entrares no templo, verificares que não foi tudo comido por Bel, morreremos; de outro modo isso acontecerá a Daniel, que nos caluniou". E lá foram eles. Os sacerdotes sairam e Daniel mandou colocar cinza no chão, na presença de Ciro. Depois as portas fecharam-se. Durante a noite os sacerdotes, as mulheres e os filhos dos sacerdotes comeram a comida destinada a Bel, como era seu costume. De manhã a porta continuava selada e quando a abriram viram que o alimento tinha sido consumido. Estava Ciro a dar graças a Bel quando Daniel o alertou para as pegadas na cinza. Os sacerdotes foram descobertos, mortos e Bel destruído. Para além de Bel, os Babilónios adoravam também um dragão ao qual colocavam comida e bebida, tal como a Bel. Desta feita, e porque o Dragão era um ser vivo, o rei desafiou Daniel a adorar também o dragão já que ele não era como Bel, de bronze. Daniel retorquiu: "Eu não adoro senão o Senhor". E disse ainda: "Dá-me licença, ó rei, e sem espada nem pau eu matarei o dragão". O rei anuiu e e Daniel mandou fazer uns bolos de pez, sebo e pelos que o dragão engoliu rebentando em seguida. Ora embora isto tivesse esclarecido as coisas - eles não adoravam senão ídolos - enfureceu também os babilónios, que se viram sem ídolos. Foi quando pediram a Ciro que lhes desse Daniel. O resto da história já se sabe: Daniel foi atirado na cova dos leões. Ao matar os dois glutões, Daniel prefigurou Cristo que por duas vezes tentado pelo demónio o derrotou. 

















Segue-se o episódio de David a derrotar Golias que encontramos em I Samuel XVII: 48–50: E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. Na ilustração do Speculum vemos o gigante Golias com a sua armadura e elmo e ao lado David mais pequeno a preparar-se para lançar a pedra que irá bater na testa do gigante. encontrei várias imagens, incluindo uma outra ilustração do Speculum que mostra David a degolar Golias, quando não é isso que está escrito. O David do Donatello, por exemplo, tem a espada na mão. David é um dos mais importantes tipos de Cristo (o Antigo Testamento usa modelos morais para representar Cristo num tempo anterior ao da sua vinda), já que era filho de Jessé. Ora Golias era conhecido pelo seu orgulho; orgulho em ser maior e mais forte que todos os outros. Assim como David derrota o orgulho, também cristo não cede à tentação do orgulho que o diabo lhe propôs quando o convidou a fazer um milagre em benefício próprio.

































E por fim, temos a cena de David a matar o urso e o leão. Esta também em 1 Samuel 17:34-36 e diz o seguinte: "Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo." Mais uma vez temos David (como prefiguração de Cristo) a matar dois animais que foram gananciosos, ao quererem levar uma ovelha do seu rebanho. Da mesma forma no Novo Testamento Jesus vence a avareza que está no diabo. Por acaso... um destes dias (como quem diz...) estava a ler o Vale Abraão da Agustina Bessa Luís e ela colocou uma das personagens (não me lembro do nome dela... não sei se era craveira, craveirinha...) que dizia que todos os homens eram avarentos. bem, vou embora acender a lareira que está muito frio. adeusinho