segunda-feira, janeiro 23, 2012

- o carteiro -

boas exposições e porque é que o Sporting escolheu girassóis e borboletas:
[1]
Segundo Lucia Impelluso (Nature and it's symbols, The J. Paul Getty Museum) a borboleta é símbolo da morte e ressurreição. E isto já vem de longe. Em grego, o termo psyche tanto quer dizer alma, como borboleta razão pela qual muitas vezes Psyche, amada de cupido, é representada com asas como naquela escultura de Canova. Mas enquanto na Antiguidade a borboleta/alma podia ser uma sombra da morte, no Cristianismo a imagem da borboleta estava relacionada com a ressurreição devido ao percurso de vida do inseto, mas acima de tudo, devido ao facto de sair do casulo (isso fascinava as pessoas). Quando nas naturezas mortas (penso que esse é o caso do Sporting), as borboletas são retratadas junto a flores várias e junto a outros insetos como moscas ou libelinhas, representam a vitória do bem contra o mal. Já que estamos a falar de um clube de futebol que tem de enfrentar tantos adversários, parece-me bem. Quanto ao girassol ele é símbolo da ninfa Clítia. Clítia era uma ninfa que amava Apolo, mas ele estava apaixonado por outra que por acaso era filha do rei da Babilónia. Clítia não fez a coisa por menos e correu a contar ao rei Orchamus o que estava a acontecer. O rei furioso mandou enterrar a sua filha numa cova muito funda. Ora Apolo andava de um lado para o outro no céu, a tentar levar até essa cova algum cheiro que trouxesse a sua amada de volta à superfície. E Clítia olhava para ele, a cruzar o céu de manhã à noite, a ver se Apolo lhe dispensava um bocadinho de atenção. Eu acho que o girassol é a flor dos amores não correspondidos. Embora Ovídio não tenha referido que Clítia se transformou num girassol, o mais provável era que fosse essa a flor. Quanto ao Sporting... receio que o clube se veja como Clítia, que procura o Sol.

[2]
Damien Hirst: The complete spot paintings 1986-2011 na Gagosian Gallery e também em cerca de mais 11 locais diferentes. A exposição celebra os 25 anos de pintura de bolinhas do artista inglês e inclui cerca de 300 pinturas desde a primeira bolinha criada em 1986, passando pelas bolinhas mais pequenas em 1996, até às bolinhas de 2011. Esta exposição que abriu dia 12 e estará patente, numa galeria perto de si, até ao dia 18 de Fevereiro antecede a primeira grande retrospetiva dedicada a Hirst e que terá lugar na Tate Modern de Londres em Abril deste ano.

[3]
Gilbert and George: The urethra postcard pictures na Pinacoteca Giovanni and Marella Agnelli em Turim. Com um título "simpático", esta é a primeira exposição dedicada aos postais realizados pelo duo inglês. São mais de 130 dos postais de 2009, bem como alguns do final da década de 60. Até dia 6 de Março.

[4]
Mathematics: a beautiful elsewhere na Fundação Cartier em Paris até Março. Esta exposição inclui o contributo de matemáticos e cientistas em áreas que nos parecem tão estranhas como a teoria do número, geometria algébrica, geometria diferencial, topologia, probabilidades e (a minha preferida) matemática aplicada à biologia. Estes cientistas e matemáticos foram acompanhados por nove artistas incluindo Hiroshi Sugimoto, David Lynch, Patti Smith e Beatriz Milhazes que traduziram em obras (algumas melhores que outras, há que dizê-lo. há gente que não se percebe muito bem o que fez) conceitos matemáticos.

[5]
Judaism: a world of stories na Die Nieuwe Kerk, em Amesterdão, até 15 de Abril. Esta exposição conta com mais de 500 objetos e conta a história de cerca de 3000 anos de cultura, religião e art judaica. Os objectos em exposição vão tanto dos manuscritos no Mar Morto, do século I até um quadro de Chagall ou tapeçaria contemporânea.

[6]
Azzedine Alaïa in the 21st century no Groninger Museum até 6 de Maio. O estilista tunisino foi um dos mais importantes dos anos 90 e criou peças que tinham tanto de sedutor como de impraticáveis já com elas as mulheres pareciam uns insetos. Esta exposição mostra o trabalho de Alaïa nos últimos dez anos e está organizada pelos materiais usados: em cada divisão é focado um dos materiais usados pelo estilista, do veludo ao chiffon.