sexta-feira, junho 24, 2011

- o carteiro -

de futuro, evitar
conheço uma pessoa que usava muito esta expressão: "de futuro...". não lhe serviu de nada; de chefe de divisão passou a técnico graças à mudança de partido no poder da edilidade. quando muda o poder, mudam-se as vontades e embora não vá aqui revelar a minha preferência política, tenho de dizer que a fazer fé nas preferências do actual nosso primeiro sobre os feriados, para acabar com um feriado nacional deveria excluir-se, definitivamente, este do Dia de Corpo de Deus. simplesmente porque o feriado do"corpo de Deus" é a contradição oral (isto na continuação do que dizia antónio guerreiro no expresso acerca das folhas de exame que continham escrito "não escreva nada nesta folha" e que ele denominou de contradição performativa) da trindade. a expressão original é "corpus christi" - que sempre faz mais sentido - mas a que se usa é "corpo de Deus". um dos dogmas do cristianismo revela-nos que ele é pai, filho e espírito santo. sem a crença em tal pode o cristão morrer na praia. mas podemos aceitar tal antítese na denominação deste feriado? vejamos:
se deus é deus, logo pode ser pai, filho e espírito santo, pois ele tudo pode; a nós, ignóbeis mortais, é que os seus desígnios são um mistério. pode por isso materializar-se a fazer-se cristo ou pode continuar desmaterializado e fazer-se espírito. porém:
se deus é espírito, não se pode materializar pois o espírito só se materializa se andar mais rápido que a velocidade da luz e,
se deus é filho, então não se pode converter em pai por uma incongruência cronológica. o filho nunca antecede o pai.
compreendendo isto na lógica cristã, há de facto sentido e até lirismo na expressão. mas compreendendo na lógica laica, que é a que nos rege na prática: o lirismo que se lixe. pode dedicar-se um feriado ao corpo de Deus, mas não se pode representar esse mesmo corpo! na arte, à excepção de miguel ângelo, nunca vi nenhum retrato do corpo de Deus. os primeiros pintores, quando não podiam evitá-lo, representavam mãos. o mais recente de que me recordo é o de Rembrandt, relativo a uma passagem do antigo Testamento.

Giotto
No. 23 Scenes from the Life of Christ: 7. Baptism of Christ
1304-06
Cappella Scrovegni (Arena Chapel), Pádua

Miguel Ângelo
Creation of Adam (pormenor)
1510
Cappella Sistina, Vaticano

Rembrandt
Belshazzar's Feast
1635
National Gallery, Londres