quarta-feira, outubro 13, 2010

- não vai mais vinho para essa mesa -

[na aula de História da Arquitectura Clássica]
- estão a ver que o conjunto dos degraus do envasamento se chama Krépis.
- professor, Krépis é feminino ou masculino?
- estes nomes são todos no feminino. sabem que muitas palavras que usamos actualmente vêm de outras línguas. por exemplo, vocês dizem "comer o crepe" ou "comer a crepe"?
- "comer o crepe" - fez-se ouvir na sala
- pois, mas o crepe em francês é feminino. há algumas palavras em português que não têm género como por exemplo "personagem". "personagem" é masculino ou feminino?
- "feminino"-, murmurei com outras pessoas da fila da frente
- aquela menina ali atrás. "personagem" é feminino ou masculino?
[ouve-se o seguinte]
- ah... depende se o papel é para uma mulher ou para um homem!

[não foi nada comigo e morri de vergonha]

3 Comments:

Blogger AM said...

ao rubro (smile)

13/10/10 8:34 da tarde  
Blogger João Barbosa said...

de acordo com os calhamaços que por aqui andam, personagem pode usar-se com os artigos masculino e feminino.

14/10/10 10:19 da manhã  
Blogger Belogue said...

caro AM:
eu até nem sabia o que fazer. acho que corei e não era nada comigo.

Caro João Barbosa:
Claro! Se não tem género pode ser dito das duas formas. Apesar de em francês, de onde vem, ser masculino, acho que os portugueses usam "o personagem" por causa do brasileiro. O que está em causa não é isso; o que está em causa é a rapariga não estar com a cabeça nas aulas e ser apanhada assim.

15/10/10 2:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home