segunda-feira, julho 12, 2010

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

(under construction)
três exposições que não passam de moda:
[1]
Le Grand Bal Dior (Granville, Musèe Christian Dior), de 13 de Maio até 26 de Setembro é uma exposição na casa e na cidade que viu Dior crescer como criador de moda. É o único museu dedicado ao designer e às suas colecções e para além de apresentar uma colecção permanente, apresenta no período acima designado a exposição temporária: Le Grand Bal Dior. Esta exibição mostra mais de 50 vestidos de baile desde os tempos do Sr. Dior até ao presente. A exposição cobre peças icónicas, claro, mas também vestidos que se encontram patentes em quadros e até alguns que foram usados e criados para situação especiais. Alguns dos vestidos e criações mais famosas de Galliano também estão nesta exposição. Notamos que uma das preocupações é dar a conhecer as fontes de inspiração do Christian Dior, fortemente movido pelo ambiente festivo de Granville que mais tarde - para gáudio nosso, Dior levou até Paris.
[2]
8º Festival Internacional de Fotografia de Moda em Cannes na Croisette, na Rue d'Antibes e em palm Beach Casino até 25 de Agosto é a segunda sugestão. Este ano a organização do Festival convidou o fotógrafo Jacques Olivar. Os concorrentes são mais de 90 de mais de 20 países.
[3]
A casa de Jean Cocteau é por si uma obra de arte repleta de outras obras de arte. Trata-se de uma casa de campo em Milly -la-Forêt que tem na sua decoração vários elementos das suas pinturas, filmes e poemas. A casa onde viveu com o seu companheiro Edouard "Doudou" Dermit foi preservada pelo mesmo até 1995. Nela podemos ver obras de Picasso, retratos de Cocteau pintados por Warhol, Modigliani e Buffet. Foi recentemente renovada por Pierre Bergé, que por si só é prometedor.