terça-feira, março 16, 2010

- o carteiro -

"quem com ferros mata, com ferros morre":

Comprei este livrinho com muito esforço (não porque ele tivesse sido caro, mas porque o mandaram vir de Cascos de Rolha) e senti de imediato uma simpatia pelo escritor. Dizem que morreu virgem e não sei se isso influenciou a escrita, mas o que é certo é que este livro é pouco católico, ao contrário da ideia de morrer virgem. Nele Unamuno fala, entre outras coisas, da importância da palavra dita, do som, no cristianismo, algo que eu acho já ter falado aqui. Lembremo-nos que Deus destrói duas cidades através do som: Jericó através do som da trombeta e Babel pela fala.
Mas Unamuno diz que todo o Cristianismo está fundado na língua, na fala e não na escrita, apesar de hoje a Bíblia ser o pilar sobre o qual assenta o Cristianismo. Ali apenas encontramos uma passagem em que Cristo está a escrever: no capítulo 8, versículo 6 do Evangelho da São João (Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.) quando os fariseus lhe apresentam a mulher pecadora. Ele inclina-se e escreve na terra com o dedo, letras que o vento apagou. Talvez isto tenha uma razão de ser. Quanto mais preso estivesse à letra, mais escalpelizado o cristianismo poderia ser, mais sujeito a análise estava. É assim que começa o protestantismo que mais não faz que analisar os desvios da Igreja à palavra escrita. Outra contradição que a existência da Bíblia provoca é o facto de ser uma memória para gerações futuras que, no imediato não tinham capacidade para entendê-la, assim como é o livro que faz a apologia do amor pelos mais desprotegidos, sendo que esses desprotegidos, pagãos (pagesianus) eram os homens do campo, as pessoas que não sabiam ler nem escrever. Eram portanto as pessoas da palavra dita e não da palavra escrita. Mesmo São Paulo, o evangelista que tornou a palavra dita em palavra escrita, quando foi levado para os céus disse que ouviu “palavras indizíveis” (Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.) 2 Coríntios, capítulo 12, versículo 4.

Este acto de ouvir é um acto muito feminino: Maria ouviu o anjo, Sara teve um filho porque Deus lhe disse, Raab, a prostituta salvou-se pela audição.(Hebreus, capítulo 11, versículo 31) E mesmo o eunuco de Candace acreditou no que ouviu vindo da boca de Isaías (Actos dos Apóstolos, capítulo 8, versículo 27). Apesar disto, apesar do Cristianismo desaguar nas mulheres, começa sempre na entidade masculina, no Homem. Por exemplo, o Homem não vem da mulher, a mulher é que vem do Homem (1 Coríntios 11, 9). No entanto Maria, mãe de Cristo não nasceu de uma costela de Cristo pois se assim fosse não daria à luz Cristo. Sei que estas contradições parecem irrelevantes até porque o Antigo Testamento e o Novo relatam acontecimentos diferentes, mas na palavra dita deveria existir a mesma coerência do que na palavra escrita. Quando morre, a última pessoa que Ele vê (foi visto por Ele em 1 Coríntios 15, 8) é Paulo. (E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo). O texto não diz que Paulo vê Cristo, mas é visto por Ele. Mais uma vez a palavra é enganosa pois como morreu, Cristo não tinha possibilidade de dizer quem tinha visto. E quando ressuscita Maria Madalena foi a primeira pessoa a quem Cristo apareceu (Marcos 16, 9); ou seja, não foi Maria Madalena que foi em busca de Cristo, mas ao contrário. E para além disso Cristo foi visto por Pedro e ouvido por Maria Madalena isto no momento do reconhecimento. Quer isto dizer que quando aparece a Pedro, Pedro reconhece-O, mas quando aparece a Madalena ela não O reconhece. Só quando Ele diz “Maria” é que ela respondeu “Rabonni” (mestre) (João 20, 16). Quando Maria Madalena ia para tocá-Lo Ele disse-lhe “não me toques” pois à mulher bastava ouvir para a acreditar – a fé feminina ouve-se – enquanto aos homens como Tomé era necessário tocar para se certificar. E pronto, é assim.

4 Comments:

Anonymous inês (formerly known as «usw») said...

Posso perguntar pelo que anda a estudar?

16/3/10 11:14 da manhã  
Blogger AM said...

melhor que ler esta posta só ouvi-la

16/3/10 8:17 da tarde  
Blogger Belogue said...

Cara Inês(formerly known as «usw»):
Peça que não leve a mal. Terei muito gosto em responder a essa pergunta, mas por email. Não há necessidade de toda a gente ficar a saber. Tem o meu endereço no cabeçalho e respondo a toda a gente, excepto publicidade e teasers.

Caro AM:
Vou fazer versão "pode casto" do Belogue. (Comigo só mesmo "casto")

16/3/10 10:49 da tarde  
Anonymous inês said...

Tem toda a razão -- supus que pudesse tê-lo dito já e, por isso, nem sequer pensei duas vezes antes de perguntar. Escrevo-lhe um e-mail, nesse caso.

19/3/10 9:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home