terça-feira, janeiro 05, 2010

- o carteiro -

Nóssa! Eu tô até um pôco sem jeito pá falá isso pá ocês, num sabe? Seu num falá bem, disculpa eu, mais é qui eu tô na saudádji dji ppostá e acho que já nem sei mais como fáiz.Os investigadores descobriram – ou acham que descobriram – a razão pela qual Van Gogh cortou a orelha. Ao que parece não foi por ciúmes de Gaughin. No quadro Still Life with Drawing Board, Pipe, Onions and Sealing-Wax

Vincent Van Gogh
Still Life with Drawing Board, Pipe, Onions and Sealing-Wax
1889
Kröller-Müller Museum, Holanda

foi encontrada a resposta: uma carta pintada na tela que Theo Van Gogh deverá ter escrito ao seu irmão Vincent a dizer que estava apaixonado por Jo, Johanna. Isto nada teria de mal para o pintor se ele não tivesse visto neste “rabo de saia” uma ameaça à disponibilidade de Theo o ajudar financeira e emocionalmente. No quadro, a letra do envelope é de Theo e a carta está endereçada a Vincent. Apesar de na pintura não ser totalmente visível o carimbo, consegue ler-se o número 67 que se referia, na altura à zona dos correios da Place des Abbesses em Montmartre, perto da residência de Theo. Mais, o que se consegue ler mostra-nos que lá está escrito “Jour de l’An”; ou seja, dia de Ano Novo o que queria dizer que a carta foi expedida antes do Ano Novo e podia ter chegado por volta do dia 23 de Dezembro, dia em que Van Gogh cortou a orelha. Uma acrata encontrada entre os documentos dos dois mostra que Theo deu a novidade a Van Gogh por carta enviada dia 21 de Dezembro. E quando Theo foi visitar Vincent ao hospital no dia de Natal e lhe perguntou se ele se opunha ao casamento do irmão com Johanna este terá dito que não, mas que o casamento não era coisa mais importante na vida. Pouco tempo depois de voltar a casa Van Gogh pintou este quadro.

Os símbolos nele presentes não são vinculativos desta teoria. Aliás o Musée de La Poste em Paris disse que apesar de a expressão “Jour de l’An” ser utilizada naquela época para os dias antes e depois do Natal, as marca era muito mais pequena e não do tamanho com que Van Gogh a pintou. Eu acho que até pode ser. Pelo menos tinha piada.