quarta-feira, agosto 19, 2009

- o carteiro -

[1] "Rembrandt in Oman"
A exposição “Rembrandt in Oman” é já um sucesso antes mesmo da inauguração que ocorrerá esta quarta-feira no Grand Hyatt. O evento é muito importante pois é a primeira vez que um pintor ocidental já falecido e de renome é exposto no Médio Oriente. Juntamente com a exposição vai ser lançado um livro sobre a vida e obra de Rembrandt para ser vendido sem fins lucrativos: as receitas das vendas revertem para obras de caridade. São cerca de 100 trabalhos com mais de 400 anos originais nunca vistos no Médio Oriente. É provável que esta região já tenha visto reproduções ou cópias das obras em questão, mas é a primeira vez que estas se deslocam a um país do Médio Oriente, em vez de ser os habitantes que se deslocam até aos quadros.

[2] é a loucura total
O Vaticano vai permitir o alargamento das noites do museu que originalmente decorriam às quintas-feiras de Agosto e Julho, até Setembro e Outubro. Os museus do Vaticano que incluem a Capela Sistina estão, durante as férias, pejados de turistas durante o dia e por isso o Vaticano abriu as portas à noite. A iniciativa teve tanto sucesso que vai estender-se aos meses seguintes, das 19h às 23h (depois a festa segue para a Capela Paulina onde há uma rave regada com copinhos de leite e música de carrilhões).

[3] Inglaterra Absolutista?
O príncipe Carlos ameaçou deixar o patronato do National Trust, a menos que o desenho programado para ser a base de construção da nova sede de uma instituição de caridade que o príncipe “herdou” após a morte da rainha mãe, seja alterado para o gosto real. O príncipe recusa-se a aceitar a construção por 14,5 milhões de libras de um edifício em Swindon não cumpre os princípios de sustentabilidade que ele defende. Para além de mostrar estar envolvido com a caridade, o príncipe também deseja aprovar os projectos arquitectónicos para o edifício. A estrutura do edifício é triangular e muito minimal. Carlos fez saber que não estava satisfeito. O National Trust apresentou um argumento novo: o edifício seria construído com 1000 painéis fotovoltaicos no telhado, mas isto parece não ter convencido o príncipe. Além disso, Carlos já anda a “mexer os cordelinhos” para afastar o arquitecto francês Jean Nouvel de um projecto próximo da Catedral de São Paulo.