terça-feira, junho 23, 2009

- não vai mais vinho para essa mesa -

- Olha…
- Sim.
- Não percebo isto.
- Então… Recta de frente mais plano frontal. Intersectam-se ou não? Antes de responderes ou de fazeres o exercício, tenta ver no espaço. Uma recta de frente com um plano frontal… Se se intersectarem o que é que isto dá?
- Um ponto.
- Sim. Agora tenta imaginar no espaço…
- …
- …
- Ai, não sei.
- Pensa em sexo.
- Hã?
- Sim, pensa em sexo. Se uma recta intersecta um plano, quer dizer que o fura. A recta e o plano estão a ter sexo. Mas se uma recta, como a recta frontal estiver encostada a um plano, como o plano frontal, estão apenas nos “amassos” porque a recta e o plano são paralelos, logo nunca se intersectam. Ou estão nos “amassos” ou então um deles é gay. Percebes assim? Em casos em que a recta e o plano são paralelos, o que não quer dizer que tenham o mesmo nome, não há intersecção.
- Sim, acho que percebi. Agora faz mais sentido.
- Vou-te dar uma recta e um plano e vais-me dizer se há intersecção: plano horizontal e recta de topo. Há intersecção?
- Há!
- … Humm, acho que não percebes muito de sexo.

4 Comments:

Blogger João Barbosa said...

nunca me explicaram assim a geometria descritiva... foi uma pena, teria dado umas gargalhadas

23/6/09 9:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Genial. RA

23/6/09 9:58 da manhã  
Blogger Ji|||i said...

...acho que precisas de explicar com aulas práticas

23/6/09 2:52 da tarde  
Blogger Belogue said...

Caro João Barbosa:
A verdade é que esta é a matéria que percebem melhor. O pior é ângulos e axonometrias

Caro (a) RA:
Obrigada.

Caro amigo Jimi:
Essa piada até teria piada se eu e tu não soubessemos o que é que na realidade queres dizer com isso, não é?

24/6/09 11:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home