terça-feira, fevereiro 03, 2009

- momento borda d’água –

A sabedoria popular é, passo o pleonasmo, sábia. As luas influenciam as sementeiras, as dores de ossos anunciam a mudança do tempo, os animais prevêem catástrofes, os ditos entre os antigos batem sempre certo. Diz-se, por exemplo que o tempo que fizer nos doze primeiros dias de Janeiro, será aquele que teremos em cada um dos meses do ano. Presta-se especial atenção ao dia 6, 7 e 8, mas depois – eu pelo menos – esquece-se. Ontem, foi dia de Nossa Senhora das Candeias, um upgrade cristão de uma cena mitológica que já foi abordada aqui. Diz-se que neste dia, “Se a candelária ri, está o Inverno para vir e se a candelária chora, está o Inverno fora.” Quer isto dizer que se o dia estiver risonho e solarengo ainda vamos ter muito Inverno pela frente. Se o dia estiver chuvoso, o Inverno está a terminar. Ou pelo menos, o pior já passou. Não conheço as vossas latitudes nem altitudes, mas por aqui parece que vamos ter de guardar as roupas leves ainda mais algum tempo. Shit!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por aqui a primavera está a chegar... !

3/2/09 4:38 da tarde  
Blogger João Barbosa said...

desde que uma vez na Irlanda, em que chovia a potes e os tipos andavam como se nada fosse, deixei de me preocupar com a chuva em Portugal... é que chovia a potes e eles diziam que era só humidade...
.
.
.
como já me sinto melhor... ainda bem que não comi alheira ao almoço

3/2/09 7:04 da tarde  
Blogger Belogue said...

Cara Maria:
a avaliar pelo dia de Nossa Senhora da Candelária, por aqui ainda vou ter de andar como uma alheira de Mirandela. Lucky you!

Caro João Barbosa:
Em Londres, pela primeira vez na vida, usei gorro porque o frio era tanto que não aguentava as dores de cabeça. Estávamos em Março e as londrinas andavam de mini-saia e sem meias (o que é um duplo erro: primeiro, estava frio e ainda não era Primavera sequer, depois porque uma senhora deve usar sempre meias)

Alheiras, outra vez? Mas isto é transmissão de pensamento?

4/2/09 11:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home