segunda-feira, dezembro 22, 2008

- ars longa, vita brevis -
hipócrates
A Bolsa por Daumier:

Honoré Daumier
Caricaturana "Les Robert- Macaire"
1839
"Uma vez fiz um bom truque... criei uma sociedade com um capital de 10 milhões para a exploração de formas em cartão para botas... tinha arranjado 8 acções representando 1200 pobres francos... juntei os meus 8 accionistas!
E falei-lhes da seguinte forma:
Eh! Bom-dia, Senhores papalvos
Vocês são bonitos, parecem-me belos!
- Eu prometo-lhes mais queijo do que pão, distribuo-lhes dividendos de 50%, aqueço-os um pouco e deixo em lume brando... na manhã seguinte disputavam as minhas acções, eu coloquei-as todas e na reunião seguinte disse:
... Na última distribuição de dividendos, enganei-me, esqueci-me do preço do cartão e da mão-de-obra, vocês devem-me o dividendo distribuído, vou retê-lo... deixei o zero e foi-se o resto.
- Ah! ah! ah! ah! (faz Bertrand) - Hi! hi! hi! hi! (faz Wormspire)"

2 Comments:

Blogger João Barbosa said...

divertido

22/12/08 11:31 da manhã  
Blogger Belogue said...

O Daumier era um génio e pouca gente sabe disso. Era um génio na caricatura e na pintura. O Vagão de Terceira classe é um exemplo flagrante.

30/12/08 11:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home