quarta-feira, dezembro 17, 2008

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou como "esta é um bocadinho chatinha, mas tem de ser. é a comparação entre a história de Cadmo e da sua mulher Harmonia, ele herói da mitologia grega, ela... casada com um herói da mitologia grega (o que também é um belo emprego, isto sem contar com as ajudas de custo), que são transformados em serpentes, e a história de Adão e Eva que são obrigados a rastejar até ao fim dos tempos, como serpentes, depois de terem sido tentados pela serpente. Apesar de este não ser um episódio típico da mitologia comparada (que descobri há pouco tempo e me está a deixar uma grande azia), foi um episódio que resolvi recuperar, até porque não encontrei a comparação em lugar nenhum; fi-la quando li a história de Cadmo. Pois então foi assim que tudo se passou:

Cadmo fundou Tebas, mas fê-lo num terreno, que embora indicado pelo oráculo, pertencia a um senhor que tinha um dragão numa caverna no meio da floresta (isto está a ficar muito Harry Potter, mas é mesmo assim). Depois do dragão ter morto todos os servos do senhor, chegou a vez de Cadmo que matou o dragão fazendo jorrar o sangue negro dele na terra. A pedido de Atena, Cadmo plantou os dentes do dragão no sangue e dalí nasceram guerreiros que, não sabendo ao que vinham, começaram a pelejar entre si. No fim do dia só ficaram cinco, os cinco que se colocaram ao serviço de Cadmo para erguer a cidade. A cidade prosperou, mas Cadmo nunca foi feliz: na sua família os acidentes e as tragédias sucediam-se e o pobre rei foi destronado pelo próprio neto. Abandonou Tebas com a sua mulher, enquanto vagueava doente pelas florestas. Cansado disse qualquer coisa como "se uma serpente é tão amada pelos deuses, quem me dera ser serpente. E os deuses transformaram Cadmo e Harmonia em serpentes. Em relação a Adão e Eva, a história é semelhante embora visualmente não se retrate Eva ou Adão a rastejar como serpentes. No caso de Cadmo ele tinha tudo, era o fundador de uma cidade próspera; no caso de Adão e Eva, estavam os dois no paraíso, concebidos da vontade de Deus, sem qualquer encargo. Cadmo cometeu o erro de matar um dragão (não que tivesse sido advertido para não o fazer), mas essa foi a causa dos seus problemas; já Eva deu retirou a maçã da árvore e deu-a a comer a Adão (a pedido da serpente). Como castigo, Cadmo nunca foi feliz; como castigo, Deus expulsou Adão e Eva do paraíso. Cadmo e a mulher transformaram-se em serpentes; Deus diz a Eva que ela terá de rastejar o resto dos seus dias, como uma serpente."

[Metamorfoses, Ovídio, página 155]
"Nos curtidos trabalhos, Cadmo exclama: "Ah! Sagrada talvez era a serpente / Que no bosque matei quando expelido / De Sidônia me vi por lei paterna! / Sacro seria o monstro, em cujos dentes / Pela terra espalhei semente infensa! / Pois se dos Numes o furor se apura / Tanto, e tanto em vingá-lo, imploro aos numes / Que em comprida serpente me transformem." / Disse, e como serpente eis que se alonga, / Eis na cútis vê nascer dura escama, / Cerúleas nódoas variar-lhe o corpo: / Na terra cai de peitos: manso, e manso / Os membros se confundem, que o sustinham, / E em buliçosa cauda se afeiçoam. / Restam-lhe braços; braços que lhe restam / Estende o malfadado, e diz, banhando / De lágrimas a face, ainda humana: / "Vem, doce, vem, misérrima consorte, / Enquanto ainda em mim de mim vês parte; / A mão, enquanto é mão, recebe, aperta, / E enquanto não sou todo enorme serpe." / Queira prosseguir, mas de improviso / A língua se lhe fende, ei-lo com duas: "Falecem-lhe as palavras: quantas vezes / Se intenta deplorar, tantas sibila: / Só lhe deixa esta voz a Natureza. / Coa mão ferindo o peito, a esposa clama: / "Cadmo, espera; infeliz, despe esse monstro! / Que é isto! Que é dos ombros, que é dos braços! / As mãos, os pés, e a cor, e o resto, e tudo! / Por que, poder do Céu, porque, Destinos, / Me não mudais também de forma horrenda?"

[Génesis, capítulo 2, versículos 15-25]
"E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam."
[Génesis, capítulo 3, versículos 1-19]
"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás."

2 Comments:

Blogger João Barbosa said...

com esta siderou-me. sim, as histórias têm afinidades

17/12/08 11:09 da manhã  
Blogger Belogue said...

Caro João Barbosa:
e são tantas as que têm afinidades que às vezes me mordo por não ter ido para teologia.

19/12/08 1:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home