quarta-feira, dezembro 10, 2008

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou como vocês, meus queridos leitores, coisas mai lindas da blogosfera, já devem saber desta notícia ou ter visto esta fotografia. O antes de hoje é um Ticiano, um "Diana e Acteon". O depois é um Tom Hunter, um Kim Cattrall e Acteon. Passo a explicar se ainda não vos tiverem explicado, ou se ainda não tiverem lido. Se já souberem, passo a explicar na mesma porque agora não vou deixar o post a meio. O original foi pintado, como já se disse por Ticiano que foi um pintor muito intenso não só nos temas religiosos, mas nos temas pagãos também. Este quadro faz parte de um conjunto de seis pintado para o rei Filipe II de Espanha (III de Portugal), inspirado nas Metamorfoses de Ovídio. Diz a mitologia que Acteon, o caçador, entrou uma vez e por engano no local onde Diana e as suas companheiras se estavam a banhar, junto a uma fonte. Diana quer era deusa da caça e da Lua (repare-se no quarto crescente feito de jóias que se no seu cabelo, mesmo por cima da testa, era também muito dada à castidade (elas são todas muito pudicas!) e não gostou nada da presença do intruso. Tratou de lhe dar um castigo bem cruel como era típico na mitologia e transformou-o em veado, o que fez com que os seus cães, os cães de Acteon que o acompanhavam na caça, o tivessem atacado. Embora Ticiano não tenha pintado o momento da transformação pintou um outro quadro que pode ser visto aqui, onde mostra a morte de Acteon, já a ser atacado pelos cães, a ser atingido por uma flecha lançada talvez por Diana e com o tronco ainda humano.

O tema de Diana e Acteon, que fazia parte, como referido de um conjunto dedicado à mitologia e ao rei Filipe II de Espanha, foi escolhida pelo pintor e não pelo rei, o que para mim é muito estranho. Talvez Ticiano quisesse ajudar como uma alcoviteira o rei que ainda era muito novo. Na corte espanhola não se respirava liberdade e muito menos libertinagem: o quadro seria uma forma de tanto o pintor, ao longo das suas sessões, contemplar uma mulher, como o rei, ao longo da sua vida ver uma deusa nua sempre que lhe apetecesse. Como o clima mudou e se tornou um clima de repressão principalmente religiosa, Ticiano integrou na série a morte de Acteon, o referido quadro, mas a problemática da nudez já tinha atingido proporções assustadoras na corte espanhola. [Alguém viu o filme "El rei pasmado", baseado na obra de Gonzalo Torrente Ballester? Conta a história de um rei espanhol do século XVI que aos 20 anos nunca tinha visto uma mulher nua e mostrava vontade de ver. Na impossibilidade de ver a sua própria mulher nua (uma francesa apetecível), o rei recorre às prostitutas. Fica fascinado, mas isso não o satisfaz. (tenho ideia que ele mandava pintar um retrato da rainha nua para poder vê-la, mas não tenho a certeza)].

Quanto a Kim Cattrall é aquilo que se chama “the right girl for the role”. A actriz é conhecida por interpretar a descomplexada Samantha na série Sex and the City e acedeu à iniciativa de Tom Hunter (que já havia fotografado recriações de quadros de Grandes Mestres). Nesta fotografia que tenta fazer uma homenagem ao quadro de Ticiano ela dá o corpo e a cara pela campanha que visa impedir que o quadro do pintor italiano seja vendido e levado para fora de Inglaterra, uma vez que o quadro pertence à colecção do Duque de Sutherland. Este cedeu o quadro ao conjunto de Galerias Nacionais inglesas, mas deu como prazo o dia 31 de Dezembro para a Inglaterra angariar metade do dinheiro para comprar o quadro para a nação. O segundo canal da cadeia BBC desafiou Tom Hunter no seu Culture Show a criar uma versão século XXI do quadro de Ticiano de forma a conseguir algum do dinheiro necessário que através de várias iniciativas tem sido angariado. Tracey Emin e Damien Hirst já subscreveram a petição a entregar em Downing Street onde pedem que o governo inglês intervenha. Kim Cattrall faz de Diana nesta recriação, embora a mesma não seja literal, se comparada com o quadro de Ticiano. Como ela fazia o papel de provocadora na série “Sex and the City”, foi a melhor escolha (a actriz tem descendência britânica e é uma visitante assídua da National Gallery em Londres onde o quadro se encontra) para interpretar o papel de Diana na fotografia. É de facto como uma deusa que por ser imortal nunca envelhece e Kim Cattrall, aos 52 anos está enxuta. No mesmo quadro estão presentes estudantes de arte do Courtauld Institute e actores do espectáculo burlesco La Clique de West End.

Ticiano
Diana and Acteon
1556-59
National Gallery of Scotland, Edinburgo



Tom Hunter
2008

1 Comments:

Blogger João Barbosa said...

batota! esta posta não estava cá no sábado... :-D ahahah

3/12/08 5:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home