sexta-feira, setembro 26, 2008

- o carteiro -


Vincent Van Gogh
Fifteen Sunflowers in a Vase
1888
National Gallery, London

quando a minha idade era outra que não esta, quando a minha idade era tão verde que ao colher da árvore eram necessárias quatro mãos para me arrancar, descobri entre a palavra dita e a palavra escrita que o meu pai gostava muito de frequentar prostitutas, coisa que me perturbou por se encontrar a minha mãe boa, de saúde e recomendável. depois e até nova idade deixou de me perturbar porque a troca parecia-me justa e o meu pai não era homem de calotes nem de maleitas nem de cotão no umbigo. eu também gostava de prostitutas apesar de dever gostar de prostitutos, mas seguia aquilo que mais tarde uma actriz italiana disse ser o sonho de qualquer mulher; ser uma prostituta ou pelo menos agir como tal. ele gostava delas brancas e negras e azuis e amarelas às riscas e treinadas e trainées e estagiárias e com acessórios e simples e com molho e com acompanhamento e com companhia e sem companhia e a dois e a três e a quatro e a cinco e em vez da sesta e durante a sesta e durante o banho e com banho tomado e com sabor e sem sabor e de todos os lados e viradas do avesso e mais não digo porque a minha idade já não é a mesma de outrora e a vossa também não e todos substituímos a inocência pelo preconceito. o meu pai gostava tanto delas que nem conseguia disfarçar que disfarçava e perante a evidência assumia a pose de beato, com as mãos juntas em forma de vulva, erguidas para os céus, a relatar impropérios contra si e contra elas e contra todos e contra o próprio Deus se este não descesse sobre ele a sua mão pesada, feita de todo o peso de uma Humanidade. Ou duas Humanidades, conforme o dia. gostava tanto de prostitutas que achei mesmo que lhe deviam arranjar um cartão de cliente, só para os habituées, com descontos e facilidades de pagamento e presentes no dia de anos. sempre que o meu pai tivesse prazer no valor de 500 euros (moeda actual) numa das muitas prostitutas que tinham aderido à iniciativa, recebia um felatio grátis e tinha só pagava meios-serviços às segundas-feiras. o meu pai seria um homem feliz e com descontos, elas seriam mulheres felizes e com clientes fidelizados e a minha mãe seria feliz por ver o marido feliz e por ver os filhos felizes por verem os pais felizes e por verem as prostitutas felizes.