sexta-feira, setembro 26, 2008

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou como às vezes acho que sou pentapolar ou como "eh pá, podias ter esperado um bocadinho mais. 50 anos depois e tu logo, pimba, 'vou fazer uma coisa parecida'", "não foram 50 anos, foram 56", "é a mesma coisa", "tu sabias, tu ainda eras vivo", "só Deus sabe como andava", "mas foi em vida", "mau! já te dise que foi mesmo ali, mais ano menos ano. não podias ter esperado mais um bocadinho?", "para quê? para depois me acusares que pintei isto nas tuas costas, que foste o cor...", "cuidadinho com a língua que a senhora que escreve os posts está a ouvir", "tu nem és o preferido dela", "oh ultraje!", "é verdade!", "posso não ser, mas fica a saber que ela gosta muito de mim", "pois!", "a sério! gosta mais de mim do que de ti. vai uma busca no Google? o que ganhar tem direito a fazer 'bigodes e dentes podres nas obras do outro", "não sejas infantil Ingres", "tu tens é medo. o Cambon tem medo, o Cambon tem medo, o Cambon é mau. Cambon mau!", "que infantil, que irritante!", "tem é medo", "não tenho medo, mas sei que ganhavas", "o Ingres ganha ao Cambon, o Ingres é bom e o Cambon non!", "não exageres. não se trata de ganhar ou perder. isto não é uma competição, é um post, raios! interioriza isso", "o que eu sei e isso ninguém me tira, é que eu fiz a Odalisca e só depois tu fizeste a tua", "não é Odalisca, é Galel", "que é muito semelhante...", "que é muito semelhante...", "à minha Odalisca!", "não é nada!", "ai é sim senhor", "não é não Ingres. já agora, cada mulher nua de costas, sentada numa cama, com um turbante na cabeça era a tua Odalisca, não? há mais marias na terra", "sim... basicamente cada mulher nessas condições é a minha Odalisca", "cresce Ingres", "e tu, tu vai ao médico", "não me fales da terapia Ingres. é muito baixo da tua parte fazer-me recordar a terapia", "é baixo, mas é bom! não é essa terapia. precisas é de uma consulta no oftalmologista para leres, ali na legenda, sim, isso mesmo, baixa-te, para leres ali que o teu quadro está no meu museu, no Museu Ingres", "impossível!", "impossível é estarmos no século XXI e uma parte do país não ter água canalizada", "não, quer dizer, impossível eu estar nesta posição", "então levanta-te!", "não é isso homem! caramba que és de compreensão lenta. impossível estar nesta posição dentro do post", "ao início eu ia à frente, tinha caído nas boas graças de quem posta. agora passei de bestial a besta", "tu nunca foste bestial", "mas olha que tu sempre foste besta", “seu imitador de trazer debaixo do braço, mais ressequido que milho na eira no final de Setembro”, “seu egocêntrico, megalómano, convencido com um ovo que cozeu dez minutos em lugar do coração”, “ui, que medo, que grande insulto”, “posso tentar outros: mau pintor, parolo, pintor papudo! Estás a ver? Estou a ganhar outra vez uma posição privilegiada. A moça postadora gosta de mim”. Parem com isso que me estão a confundir.

Jean-Auguste-Dominique Ingres
The Bather
1808
Musée du Louvre, Paris



Armand Cambon
Galel
1864
Musée Ingres, Montauban