quarta-feira, agosto 27, 2008

- não vai mais vinho para essa mesa -
Ainda os Jogos Olímpicos. Conheço uma das atletas portuguesas que foi a Pequim competir nas provas de atletismo. Sei que trabalha nos Serviços Municipalizados da cidade onde mora. Sei que pediu autorização para sair mais cedo do local de trabalho para treinar e que a Câmara não autorizou. Via-a correr pelas ruas da mesma cidade, mesmo ao lado do autocarro escolar, entre a rua e o passeio, a contornar as pessoas, a subir ruas de paralelos e pedra e calçada, e correr à chuva, ensopada até aos ossos. Um dia, porque treinava muito após o trabalho e aos fins-de-semana, em tempo que provavelmente não deveria ser para isso caso treinasse com as condições desejadas, conseguiu os mínimos para os Jogos Olímpicos. Foi a Pequim. O resultado, que não foi bom, não deixa de ser uma vitória, embora ela se tenha coibido de fazer comentários infelizes, felizmente. Mas acho que se consegue compreender onde quero chegar: os atletas conseguem os mínimos graças a um esforço pessoal que ultrapassa o esforço pessoal dos outros. Esta atleta foi a Pequim porque treinou, face aos adversários que foi encontrar, como uma amadora. Obviamente a prestação não podia ser coroada com uma medalha, nem mesmo um lugar no topo. Serve-lhe a consolação de ter viajado até Pequim, algo que, tenho a certeza, o seu salário na Câmara e o salário pago pela Federação, não iria cobrir. Eles são carne para canhão.

5 Comments:

Blogger AM said...

esta posta devia ser leitura obrigatória

27/8/08 1:19 da manhã  
Blogger Belogue said...

principalmente pelo Presidente da Câmara e pelo clube da terra. E ainda é dado a entender que aquele emprego na Câmara é um favor que a Câmara faz à atleta. Quando ela morrer fazem-lhe uma estátua.

27/8/08 3:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A comunicação social devia ser incinerada visto que está contaminada pela peste da imbecilidade !

Quanto aos nossos atletas estão todos de parabéns, conseguiram estar presentes nuns jogos olímpicos!

quem quer medalhas que as compre!

27/8/08 10:40 da manhã  
Blogger AM said...

por esses da terra, pelos atletas de sofá e pelos comentadores de poltrona
fiquei tão indignado com a crónica do regressso de férias do VPV no público da sexta-feira passada que só me apeteceu rasgar o jornal
quem é que o aquele banhadas pensa que é para escrever aquelas...
grotesco

27/8/08 12:31 da tarde  
Blogger Belogue said...

Cara Maria:
a comunicação social nivela por baixo

caro AM:
evito ler. assim como evito ler as opiniões do Miguel Sousa Tavares. É possível ver que jornais lê um país graças às opiniões tão VPV ou tão MST que as pessoas mostram. E mostram-se também irredutíveis, como se mudar de ideias fosse mau. Mudar de ideias não significa ficar sem elas, mas quem insiste em não as mudar, é porque não as tem.

28/8/08 3:36 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home