quarta-feira, julho 30, 2008

- o carteiro -

A nova música resultante da parceria entre David Byrne e Brian Eno aqui :
Esta é a primeira colaboração dos dois músicos em 30 anos. Brian Eno escreveu a música e David Byrne os arranjos, a letra e contribuiu com a voz. O disco chama-se “Everything that happens will happen today”, vai ser editado no dia 18 de Agosto, mas já no dia 4 quem for ao site indicado vai poder ouvir uma das músicas do álbum e para quem quiser, há um download de um tema, grátis. Em Setembro os dois começam a tournée que vai contar com temas deste álbum, mas também com temas de 3 álbuns dos Talking Heads.
Cuil rules:
Chama-se Cuil, mas lê-se “cool” e é o novo motor de pesquisa da Internet que vai dar luta ao Google. Primeiro, porque os seus fundadores são os mesmos do Google e depois porque, com o tempo se foi aperfeiçoando o que no Google era defeito e segundo os criadores do Cuil, este motor de busca tem três vezes mais capacidade do que o Google de mostrar páginas consoante a pesquisa feita. A página inicial é semelhante ao Google mas em negro, mas quando se introduz um termo de pesquisa, a página que aparece assemelha-se à de uma revista. Isto já era de prever. Há pouco tempo assisti a uma tese de mestrado que fundamentava com cálculos matemáticos as falhas do Google face a uma pesquisa boleana, uma vez que tendia, segundo uma equação, a trazer mais para cima os resultados mais procurados para aquele termo, não tendo em atenção o utilizador. A tese em causa propunha até uma nova equação em que os gostos do utilizador fossem tidos em conta de forma a que cada busca fosse ainda mais personalizada. O Cuil faz um pouco isso: em vez mostrar os resultados consoante a procura das páginas (pagerank), o Cuil analisa as páginas e vê a sua relevância para o contexto dos termos de pesquisa. Desmantela o pensamento vertical pois quando eu procuro no Google por um nome próprio como Maria, por exemplo, tenho várias hipóteses de escolha: quero a “Maria” revista”, quero todas a Maria-qualquer-coisa actriz, quero a Maria-qualquer-coisa cantora, quero as bolachas Maria, quero a Maria de Inglaterra? E em cada uma dessa hipóteses tenho a possibilidade de escolher “sub-hipóteses”. E a pesquisa por imagens não é feita à parte; ou seja, sempre que possível o cuil disponibiliza imagens do que é procurado. O Cuil consegue procurar o que é pretendido em cerca de 120 biliões de páginas, enquanto o Google só pesquisava em 40 milhões de páginas (“só”, é como quem diz…) O defeito que lhe aponto é a grande confusão gráfica. Sabendo que os ocidentais lêem da esquerda para a direita e de cima para baixo, ter os diferentes links espalhados não é, na minha opinião uma boa solução.


“Hail to the Chief”: American Presidency goes to Minneapolis:
De 2 de Agosto a 21 de Setembro o Minneapolis Institute of Arts terá patente uma exposição intitulada “Hail to the Chief”. Tal como o nome indica a exposição é uma apresentação das diferentes presidências americanas, composta por obras da colecção permanente do próprio Instituto bem como de material histórico de uma colecção privada que se dedicou ao tema. Em exposição irão estar mais de 70 objectos entre pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, manuscritos e note-se bem, porcelana e vidros. Haverá retratos de George Washington do artista Hiram Powers, fotografias muito inocentes e primárias de antigos presidentes e candidatos presidenciais, a fotografia que Richard Avedon tirou de Eisenhower, correspondência manuscrita ente presidentes e até a bandeira americana da Sala Oval que se falasse… A exposição é organizada pela Convenção Nacional Republicana que irá decorrer na cidade de Minneapolis e como se pode adivinhar, é uma preparação para as eleições.


French Presidency goes to Hollywood:
Karl Lagerfel classificou desta forma a relação Sarkozy/Bruni: “They are hunters who met predators”. Eu não ia tão longe. Ela sim, talvez seja uma caçadora. A ele não considero especialmente dotado quando comparado com os outros presidentes franceses. Se Miterrand fosse vivo, ficaria coberto de vergonha com as atitudes, ideias políticas e falta de gosto de Sarkozy. Sarkozy é o presidente francês eleito com menos idade, mas não obstante a vivacidade mostrada em campanha eleitoral (que lhe davam um nível de popularidade até 60%), Sarko deixou-se inebriar pela vida de estrela que a presidência podia fazer por si e que ele próprio almejava como faziam crer os seus discursos incendiários. No entanto não tem vindo a cumprir as suas metas uma vez que os franceses não se mostram receptivos ao fim da semana de 35 horas de trabalho, à redução das pensões e benefícios dos funcionários públicos e à revalorização do sistema universitário. É então que Sarkozy puxa da manga uns trunfos manhosos dos quais se destaca Carla como o melhor deles: usa a presença feminina da mulher Cecília para ir à Líbia negociar a libertação de cinco enfermeiras Búlgaras e um médico palestiniano acusados de infectar crianças com o vírus da SIDA. Depois divorciou-se, depois casou com Carla Bruni, depois levou-a numa viagem ao Egipto acompanhada pelas televisões, depois falou sobre o casamento numa entrevista para um canal francês, depois “trouxe” Ingrid Betancourt e colhe os louros. Quando a primeira-dama francesa dá uma entrevista, posa como melhor sabe fazer para a objectiva de Annie Leibovitz, e fala da sua vida de esposa do presidente francês, fá-lo como nenhuma outra primeira-dama o faria. É claro que a beleza conta. A beleza conta sempre e quase tudo é perdoado quando se é bela e jovem. Quando Carla Bruni o faz para as páginas da Vanity Fair de Setembro, está a ser uma predadora em pele de cordeiro.


Damien Hirst goes… crazy:
Damien Hirst tem novos trabalhos que vão a leilão. Os novos trabalhos, taxidérmicos como alguns antigos e que fazem parte da colecção “Beautiful Inside My Head Forever”, incluem uma ovelha com um corno de ouro, um boi conservado em formol com os cascos e os cornos de ouro, também chamado “The Golden Calf” (O bezerro de Ouro) e uma zebra. Os trabalhos devem render cerca de 65 milhões de libras; ou seja, cerca de 82 milhões de euros. Só O Bezerro de Ouro e a Ovelha Negra com o Corno de Ouro devem alcançar os 2 milhões de libras cada um. O mais estranho é que nesta comemoração do vigésimo aniversário Freeze em Londres que lanços a carreira dos YBA (Young British Artists), Hirst tenha escolhido divulgar as obras mais recentes em vez das mais antigas num circuito mais fechado (o circuito dos leilões em detrimento do das galerias), quando o que fazia sentido era que leiloasse obras mais antigas ou que mostrasse as mais recentes em grandes exposições. Como um leilão aberto ao público, Hirst e os galeristas arriscam-se a ficar sem as obras. Os seus amigos mais próximos dizem que Damien Hirst está a tentar expor as leis do mercado e obrigar todos a reflectir sobre isso, mas eu acho que ele quer o espectáculo. Para certas pessoas nunca é demasiada publicidade.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Carla é um fenómeno :)é bonita é esperta é rica :) mas aparecer na capa da Vanity vestida de cavaleira e comparada com a J.O :):):) uhm!!! não sei se será assim tão bom :)

maria (simplesmente)

30/7/08 4:04 da tarde  
Blogger AM said...

mt obg. beluga
vou ficar à coca das novas do DB
sabe se a tour passa por cá? deve ser imperdível...

(maria - a beluga não se importa... - olhe que a beluga não gosta lá muito de sorrisos virtuais...)

30/7/08 9:47 da tarde  
Blogger Belogue said...

Cara Maria:
Literalmente falando (não que Sarkozy seja César), mas à mulher de César não basta ser séria, tem de parecer. o look "pratico equitação" fica-lhe muito bem, é um clássico e claro que ela não iria dar asas à imaginação da Annie Leibovitz.

Caro AM:
Não sei se a tour passa por cá, mas duvido tanto, nem queira saber. De qualquer forma no link que deixei no post pode ser que consiga ver isso. Entretanto, se tiver novidades sobre a tour, aviso-o. (sorriso virtual ou lá como lhe chamam)

31/7/08 1:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mt obg. Am pelo reparo!

Cara Beluga,

O que chama de look "clássico" foi pensado pelas sabichonas em parceria C.B/A.L , para a ambiguidade pairar no ar ...

(sorriso)

31/7/08 2:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home