segunda-feira, julho 21, 2008

- não vai mais vinho para essa mesa -

A ler a “Arte de Amar” de Ovído lembrei-me a páginas tantas de uma cena a que assisti. Numa loja de roupa interior uma rapariga e o namorado (eu sei porque fiquei lá tempo suficiente para perceber) olham para as diferentes cuecas de um conjunto. No expositor há cueca de cintura descida, fio dental, tanga, cueca brasileira de tiras, cueca brasileira, boxer tanga, boxer e cueca clássica. Perante tanta variedade e sem saber o que escolher para si própria, a jovem tira o telemóvel da carteira e diz para o namorado enquanto faz a marcação: “Vou telefonar para a XXX para saber qual é a diferença entre tanga e fio dental”. Ele responde: “Estás a brincar, não estás?”. E eu penso: “Estás a brincar, não estás?”
Apesar de me parecer que na Roma Antiga saber a diferença entre a tanga e o fio dental não era assunto de Estado, se lêssemos Ovídio seríamos todos mais felizes e gastaríamos menos dinheiro em telemóveis e menos tempo com roupa. E como Ovídio fala, no seu livro terceiro sobre o comportamento e postura femininas face ao homem, havia muita gente a poupar nas revistas de moda, nas tardes de Sábado e na paciência dos namorados! Diz Ovídio:
“Que vos direi do vestuário?
Por vestuário não entendo passamanes dourados, tão pouco lanifícios
pelo murex do Tiro avermelhados.
Loucura é trazer no corpo dispendiosos adereços,
quando são tantas as cores vendidas a baixos preços.”
Para a rapariga que não sabia a diferença entre o fio dental e tanga (pode acontecer, uma mulher pode não andar a par dessas coisas), cito aqui o que Ovidio aconselha (e o livro vale mesmo a pena a leitura):
“Fecha a porta do teu quarto
não mostres obra imperfeita.
Há muitas coisas que aos homens
mais convém ignorar.”

2 Comments:

Blogger AM said...

(smile XXL)

boxer tanga!? saudades do "slip"!

21/7/08 10:18 da manhã  
Blogger Belogue said...

o slip está agora entre a clássica e a brasileira. saudades do slip? Fio dental ao poder!

23/7/08 12:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home