sexta-feira, dezembro 21, 2007

- o carteiro -

[1]
foi captado na américa? foi fotografado em casa? não, foi no atelier
Quem já viu o trabalho de Richard Estes e alguns exemplos do hiper realismo compreende a incredulidade que estas imagens provocam em nós. a vontade é ir lá e ver de perto, mexer, tentar negar a realidade: são pinturas e não fotografias. Ralph Goings é um representante pouco divulgado do Hiper realismo e do Foto Realismo dos anos 60 que passa para a tela (a técnica deve ser o acrílico para conseguir este brilho e plasticidade) a vida diária da América. Os seus temas estão relacionados com isto; com o mundano e perecível, com o fast-food, o interior de restaurantes, as pick-up americanas e a comida apresentada sob a forma de natureza morta.

Ralph Goings
Maple And Chocolate
2004

[2]

é um álbum de fotografias? é uma viagem ao passado? não, é um museu.
O museu skarabej, de escaravelho, é um site onde cada um de nós pode deixar fotografias da sua infância ou momentos muito distantes (a maior parte das fotografias mostra isso) de infâncias que não eram nossas, perpetuando assim pedaços da vida que podiam acabar no lixo. a vantagem é a longevidade do digital face ao analógico, embora eu nem saiba até que ponto a net não estará esgotada em breve. As imagens também podem ser de desconhecidos, encontradas no lixo, em livros trocados, na gaveta de um móvel adquirido em segunda mão, não importa. O que importa é que uma vez que todos nós mais cedo ou mais tarde vamos morrer, é bom guardar uma parte do passado. E o escaravelho representa isso, uma vez que representam um papel importante na assimilação de resíduos orgânicos. No passado o escaravelho era também como símbolo oficial imperial pois representava a renovação e a ressurreição.

[3]
é um hotel? é uma encenação para uma revista? não, é uma prisão?
não sei bem se é uma prisão para crimes de colarinho branco, mas toda a gente sabe que os criminosos austríacos têm outro allure que os portugueses não têm. Por isso é natural que tenham uma prisão à sua medida. A imagem que mostro aqui é a das celas, mas se forem ao site, podem ver todos os espaços de lazer, de reuniões, a cantina... E como me é difícil ler em alemão ou austríaco ou seja o que for, podemos sempre ver as imagens. com prisões assim até o maior criminoso confessava.



[4]
Jimi com Pablo e Lola
[
link]

3 Comments:

Blogger AM said...

3

o que impressiona (e assusta) é a quantidade cada vez maior de pessoas que gostaria de viver em espaços prisão

21/12/07 12:36 da tarde  
Blogger Belogue said...

também viu a reportagem dos hotéis casulo no Japão?

21/12/07 2:02 da tarde  
Blogger AM said...

esses são mais conhecidos

21/12/07 7:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home