quarta-feira, novembro 28, 2007

- o carteiro -
Retalhos da vida de um município: cidades geminadas, bicos de papagaio e bicos de obra:
Van Gogh
Fifteen Sunflowers in a Vase
1888
National Gallery, Londres

José Silva tinha trabalhado até à eleição para a fábrica de cordas nas redondezas da cidade a que um dia iria presidir. Fez o mesmo percurso de Maria das Dores, mas primeiramente estava virado para outro partido, para o Partido Comunista e era representante sindical na fábrica. Quando deixou de ser do proletariado graças a um trabalho de tempo inteiro para o segundo partido, foi coerente e deixou o primeiro. Além disso, não lhe pagavam e como secretário, do secretário, do secretário que agora estava como secretário na Câmara Municipal tinha uns trocos maiores para dar início à sua escalada no poder. Tinha o apoio do povo que pelo menos sabia com o que contar, tal como os Médici em Florença, mas sem os mecenatos, as peixeiras adoravam-no, todos lhe “batiam à porta com os pés “ porque tinham as mãos ocupadas com pressentes para o futuro senhor presidente. Não havia adversários que falassem tão bem a linguagem daquela gente e a campanha, e consequente eleição foram um sucesso. Não se esperava outra coisa e a Câmara mudou de cor.

Durante os primeiros dois anos alegou-se que o que o anterior executivo tinha deixado como herança era apenas a ponta de um grande novelo. Nos outros anos fingiram saber dobar. Mais tarde ainda, com o segundo mandato e a cidade a definhar, sem urgências, sem nascimentos registados lá, com uma população com mais de 65 anos que nunca tinha visto uma taxa tão alta, com as obras malucas de enterrar a linha de caminho de ferro que já tinham custado a vida a três pessoas e tinham custado muito dinheiro ao erário municipal, com os grandes problemas de separatismo entre a classe pobre (abaixo da linha) e a classe rica (acima da linha) por aquilo que era considerado um estético muro e que tapava a vista do belo mar, enfim, com tudo isso chegou a vez das cidades geminadas. As cidades geminadas salvavam qualquer eleição tremida, escândalos de favorecimento de terceiros, medidas draconianas para os eleitores… As cidades geminadas eram o éden, principalmente se foorem geminadas com o Rio de Janeiro, por exemplo. É que há muitas cidades no nosso país que se parecem com o Rio de Janeiro!!! Então em altura de eleições, todas são parecidas com o Rio de Janeiro. Volta e meia mais uma levada de senhores com idade para votar mas com poucas exigências naquela altura da vida, voava para o Rio de Janeiro e o “Senhor Presidente que Deus o guarde que é tão bom para nós, que nos leva a passear e levava mais não fosse esta minha artrite, que até vem connosco a esta cidade que é tão parecida com a nossa, nunca tinha reparado, só conhecia das novelas”, acompanhava a terceira idade. Um dia, numa das reuniões semanais com os colaboradores para discutir assuntos correntes foi surpreendido ao entrar na sala por um espírito funesto nos semblantes dos presentes. - Então que se passa, que caras são essas?
- Nada senhor presidente.
- Então se não é nada sorriam que está sol lá fora. Com o nosso clima privilegiado, nem muito frio nem muito quente, deviam sorrir.
- É que não há dinheiro para pagar aos funcionários.
- Ó Orlando, sabe há quanto tempo eu ouço isso? Ainda andava com as mãos rebentadas das cordas lá na fábrica e já ouvia isso. Desde o Romeu Vitorino que é assim. Foram esses tipos que meteram a Câmara assim! Não se exalte! Vocês dizem sempre isso, mas há sempre dinheiro desde que eu estou cá.
- Óbvio! Não queria deixar de pagar aos funcionários! Era só o que faltava!
- Mas o que é que vocês têm? Se estou a dizer que…
- Senhor Presidente olhe bem para mim e veja se compreende: não há dinheiro para pagar aos funcionários. Não há verba de manutenção sequer. Nenhuma parte dos dinheiros aplicados em investimentos nos equipamentos teve retorno.
- "Bah", disse o presidente virando costas. "Vocês estragam logo o dia de um tipo. Vou é geminar outra vez a cidade. Podemos geminar a cidade mais do que uma vez? Passamos a poder."

1 Comments:

Blogger AM said...

a "germinar" (olha o girasol!) é que s'está bem!

28/11/07 11:32 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home