sexta-feira, junho 15, 2007

- o carteiro -

Façam as vossas apostas!
Veja-se como o tema do jogo, neste caso, da batotice, foi tratado por diferentes artistas. Não é um post exaustivo mas mostra três momentos em que o convívio social associado ao jogo. Em todos os casos que não seja de estranhar a presença de senhoras na sala e a participação no jogo. Era comum as senhoras jogarem, cantarem ou tocarem um instrumento musical para entreter os convivas durante o serão. No primeiro uma observação mais ou menos atenta mostra-nos que se trata de uma casa da classe média (devido à natureza morta composta pela pêra, as flores e o queijo ao espaço não ter ostentação), que o jogo decorre durante a noite. A senhora da esquerda deve ser a tesoureira e uma vez que há dinheiro na mesa, haverá batota. No centro uma figura feminina sobre a qual recaem as atenções: a cabeça parece menor que o corpo, está envolta em trajes elaborados o que pode servir para chamar a atenção para as suas mãos que estão em posição para fazer a aposta. O homem de laranja pede opinião à senhora que lhe coloca a mão no ombro, a figura de vermelho “está em pulgas” para apostar: mostra o às de espadas, o que, seja qual for o jogo, é sempre um bom indício. O local é claustrofóbico e a forma como os intervenientes estão colocados no quadro deixa no ar alguma tensão: a composição não respira, parece que vai rebentar, que há uma tensão a latejar.

Lucas van Leyden
The Card Players
1550-59
National Gallery of Art

Nesta pintura de Caravaggio, embora o espaço não seja pormenorizado, há pelo menos dois elementos eu nos podem indicar estarmos num local de jogo e não na casa de alguém: a toalha é talvez adamascada e em cima da mesa está uma caixa com o que parece ser um jogo de dados. O único enganado é o rapaz de preto, da esquerda, que medita na jogada a fazer. Os outros esperam, embora ele só esteja a jogar com um deles. O terceiro elemento do jogo, o “emplastro” é quem lhe espreita por cima do ombro e faz sinal com os dedos para o outro jogador. Esse por sua vez tem a mão direita a trás das costas para puxar de uma carta que não sendo o Às, lhe poderá dar a vitória. O mais engraçado é que o sempre subversivo Caravaggio colocou essa personagem em primeiro plano e o acto de fazer batota, o mais próximo dos nossos narizes, sendo por consequência, o mais afastado dos outros jogadores. Mais uma vez, a composição é fechada e o espaço enigmático.

Caravaggio
The Cardsharpsc

1596
Kimbell Art Museum, Forth Worth

A composição de Georges de La Tour é claramente inspirada em Caravaggio. O périplo do olhar começa em nós: o nosso olhar dirige-se ao batoteiro da esquerda que também nos olha pelo canto do olho como se fossemos cúmplices dele no acto pérfido de retirar o às de Ouros do cinto do casaco. A senhora de pé tem consigo a natureza morta que enquadra a cena típica quase de uma peça de teatro (apesar de nesta fase de La Tour ter descoberto a luz, o fundo continua a ser negro, como se de um cenário se tratasse). Nas mãos tem o copo de vinho e a garrafa. O olhar dela, o bico do olho, dirige-se para o batoteiro. A sua senhora, espera o copo e a jogada do batoteiro e sabemos por ela que estamos perante um grupo jogadores sem aflições económicas. Pelo menos ela que tem o traje elabora, está ornada de jóias, tem o peito bastante descoberto e alvo e quase fuzila com os olhos a criada. Presume-se que não seja só o atraso da bebida, mas a desconfiança de algo. O terceiro jogador confirma a condição social da senhora do centro. Ataviado, coloco as minhas dúvidas se é um “ele” ou uma “ela”. Seja como for é o único que tem os olhos postos nas cartas. Mais uma vez a composição é fechada e tensa; a linha das cabeças dos jogadores mais ou menos todas à mesma altura pressupõem uma falsa tranquilidade.

Georges de La tour
Cheater with the Ace of Diamond
1635

Musée du Louvre, Paris