quarta-feira, março 21, 2007

- o carteiro -

4 anos depois, aqui ficam os números:
- militares americanos mortos no Iraque desde o início do conflito: 24 042
- civis iraquianos mortos no Iraque desde o início do conflito: 65 160

2 Comments:

Blogger formiga bargante said...

Estou em crêr que estes números estão um pouco "desviados".

Os mortos americanos, creio, não chegam aos 3.500, enquanto os civis iraquianos, esses não se sabe muito bem quantos serão, mas serão sempre na ordem das centenas de milhares.

Já agora, uma pergunta que não tenho visto ser colocada: o que leva centenas e centenas de pessoas ao suicidio através da deflagração de bombas por si transportadas?

Estou em crêr que a explicação "oficial" (as tais virgens que os esperam no paraíso) é demasiado "curta" ou para consumo ocidental.

E o desespero, a falta de horizontes, as humilhações, não contam?

21/3/07 10:17 da manhã  
Blogger Belogue said...

cara formiga:
como pôde ver, os números têm um link. outras fontes apontarão outros números. O número de civis espanta-me: dentro em pouco voltaremos às origens. O Iraque será apenas uma grande (e fértil) planície entre o Tigre e o Eufrates à qual, em "homenagem" ao latim chamaram Mesopotâmia. Sem gente pois não haverá mais ninguém para morrer.
As virgens são uma compensação sobrevalorizada pela comunicação social. Haverá certamente a promessa de uma recompensa depois desta vida (como há para os cristãos), mas as razões são das duas ordens: cultural (lembremo-nos que a religião e cultura se baseiam num líder que foi um guerreiro e não um mártir - daí a forma adversa como receberam em Nínive os judeus) e de sobrevivência; a falta de perspectivas, a possibilidade da família ser recompensada com a morte de alguém (carne para canhão).

22/3/07 2:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home