sexta-feira, julho 28, 2006

- ars longa, vita brevis -
Metamorfoses famosas:
[1] A de Actéon num veado.
O jovem Actéon estava a caçar com os seus cães num bosque quando viu a deusa Diana a tomar banho numa fonte. Ela, assustada e com medo que o rapaz fosse contar a alguém que tinha visto a deusa nua – afinal ea um mortal a ver uma deusa despida – atirou-lhe água que o transformou num veado. Actéon que não esperava aquela reacção, tentou fugir, mas como o seu corpo já se estava a transformar no de um veado, os cães do rapaz ficaram confundidos e atacaram-no como se ele fosse uma peça de caça comum.
Ticiano
A morte de Actéon
1559
National Gallery, Londres

[2] A de Dafne em loureiro.
Apolo tinha desdenhado a perícia no arco de Cupido e este, muito ofendido resolveu vingar-se. Para isso resolveu atingir Apolo com setas douradas que despertavam o amor e com setas de chumbo, que despertavam o ódio, Dafne. Quando após isto Apolo viu Dafne correu para ela e perseguiu-a, enquanto a deusa procurava fugir. Só que ao fugir, chegou a um rio que não podia atravessar e num momento de desespero pediu a Zeus que a ajudasse. No momento em que Apolo a agarra, a deusa transforma-se em loureiro. Apolo estava de tal forma apiaxonado e ficou tão perturbado que elegeu o loureiro como sua árvore. Lembremo-nos que os jogos píticos eram presididos por Apolo que passou a coroar os vencedores com uma coroa de louros.
Bernini
Apollo
1622-1625
Galeria Borghese, Roma


Giovanni Battista Tiepolo
Apolo importunando Dafne
1755-1760
National Gallery of Art, Washington
[3] A de Zeus em chuva de ouro.
Dánae era a filha de um rei encarerada numa torre. Não me perguntem como, mas mesmo encerrada lá, conseguiu atrair a atenção de Zeus. O deus estava tão interessado na mortal que para se encontrar com ela transformou-se em chuva de ouro e penetrou numa abertura do telhado da prisão. Foi desta forma que Zeus engravidou Dánae de Perseu, o nosso heróis favorito. Este tema é muito caro aos pintores de todas as épocas, de Ticiano a Klimt.
Ticiano
Dánae com a criada
1553-1554
Museu do Prado, Madrid


António Correggio
Dánae
1531-1532
Galeria Borghese, Roma




Gustav Klimt
Danae
1907-1908
[4] A de Zeus em touro branco.
Este Zeus eram um brincalhão… Depois de er engravidado Dánae, viu Europa a banhar-se à beira-mar com as suas amigas. Ficou de tal forma atraído por Europa, que para se aproximar dela transformou-se num touro branco e misturou-se com o resto do gado que por lá andava. Europa reparou no animal, aproximou-se dele, afagou-o e enquanto isso Zeus, sob a forma de touro lambia-lhe as mãos. Estavam os dois assim a brincar quando Europa subiu para o dorso do animal. Quando o touro viu Europa no seu dorso, voou dali para fora (Por isso a Europa anda tão “ao deus dará”). Levou-a para a ilha de Creta e fez-lhe três filhos. Um deles foi Minos cuja esposa, pasifae também copulou com um touro branco. Este pelo menos era verdadeiro.
Ticiano
O rapto de Europa
1559-1562
Museu Isabella Stewart Gardner, Massachussetts

1 Comments:

Blogger [A] said...

...que saudades do chocolate quente na Piazza de la Signoria em frente ao Perseu de Cellini!
...que saudades daquela cidade mítica!

29/7/06 10:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home