segunda-feira, maio 08, 2006

- ars longa, vita brevis -
hipócrates
Naturezas mortas ou "antes e depois e depois e depois" ou "eu é mais bolos" ou "já se comia qualquer coisinha" ou "as naturezas mortas de Chardin deram lugar ao hiperrealismo do século XXI - já está tudo inventado":
Sebastien Stoskopff
Still life with king's cake
1625-1630
Indiana University Art Museum

Raphaelle Peale
Still life with cake
1822
Brooklyn Museum

Wayne Thiebaud
Around the Cake
1962
Spencer Museum of Art, Kansas

Beverly Shipko
Chocolate Cake
2006

3 Comments:

Blogger [A] said...

e digam-me vocês:
porque é que estas telas são arte?
dependem do receptor par ser arte ou são-o intrinsecamente?
tenho uma tendência para desconsiderar aquilo que me sinto capaz de imaginar e fazer...e trata-se de um grave problema.

9/5/06 12:04 da manhã  
Blogger Belogue said...

Cara Ana:
Não lhe posso dar uma resposta conclusiva. Compreendo poque é que as Demoiselles d'Avignon são arte (percebo a teoria do cubismo aplicada à prática), mas há certas coisas, como o período romântico que em termos artísticos ainda estamos a viver (esta nossa indignação perante a cópia é isso), aos quais só mais tarde saberemos dar lugar. Entretanto veja isto: http://formigabargante.blogspot.com/2006/04/beluga-ou-formiga-quatro-mos_19.html
(não é bibliografia nem palavra de ordem, mas deverá ser alguma coisa).

9/5/06 10:18 da manhã  
Blogger [A] said...

pois! a velha e prosaica questão sobre quem nasceu 1º, o ovo ou a galinha...e em arte novos e inesperados caminhos surgem a todo o momento. muitas vezes calo a minha "indignação" perante determinada obra ou artista em virtude de desconhecer a maioria dos aspectos que lhes são subjacentes;como tal os critérios que uso são os da minha sensibilidade(e não, não sou das pessoas que considera arte só o k pode ter nas paredes),.

9/5/06 10:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home