segunda-feira, fevereiro 06, 2006

TÃO LÍRICOS QUE NÓS ESTAMOS

A 6 de Fevereiro de 1918 morria Gustav Klimt.


Em 1902 participou, juntamente com outros artistas da Secessão Vienense numa exposição de homenagem a Beethoven. Para a exposição Klimt criou vários frisos, ou um friso com vários temas.

O que está na fotografia corresponde às Forças hostis, representadas por um gigante de olhos de madre-pérola contra quem até os deuses têm dificuldades de lutar. As filhas do monstro (cujo nome não sei) são as Górgonas (figuras da esquerda): doença, loucura e morte. Elas parecem mulheres bonitas, mas estão a ser manipuladas por uma figura horrenda. Atrás dela podemos ver máscaras cadavéricas.


A outra imagem diz respeito à lascívia, devassidão e intemperança. A Intemperança usa uma saia azul adornada de anéis de bronze e aplicações de madre-pérola, tem o tronco descoberto e é gorda.


4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Crida, tive o prazer de ver ao vivo, tais figuras que acaba de publicar,na recente retrospectiva dedicada a Klimt e Shiele no Petit Palais de Paris!
Tenho a certeza que vc teria amado e posso-lhe garantir que na presença de tais obras sentimos um no no estômago!

Depois deste fds de bulimia made in PAlais de tokyo, recarrego forças para digerir a maior expo de sempre de Picasso/Basquiat esta semana que vem!conexões entre estes 2 génios no Museu Maillot so até 11Fevereiro!! (jimi nao posso mais esperar por ti!)

e assim vou seguindo esta vidinha, nadando a ver a T.Eiffel , fazendo jogging no chs. de Mars e papando expos e vernissages!!

c'est trés dure!!!

não sei como o proletariado aguenta trabalhar!! lol (esta é para os puritanos!! eu assumo!! eu sou futil e gosto das coisas boas da vida!!ejejejjeje)

(Quanto ao exame de condução babe, não se preocupe!!
Eu nem sequer tentei nunca tirar a carta!!

é muito + chic ser conduzido!!)

( jimi, demain c'est pour toi, ok amor! hj ja nao vou ao teu! cheguei so agora do jantar (3h da manha!! conheci... q nem imaginas? dps conto-te!)

7/2/06 2:58 da manhã  
Blogger Belogue said...

Paris para mim só via cinema: Um passeio pela História que você deve conhecer por "Le Promeneur du champ de Mars". Esperava-o para um jantar especial dia 18 deste mês no Porto em local a combinar, mas de certeza em algum sítio digno de si. Mas se não vem, faremos um brinde à sua saúde.

7/2/06 9:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Linda! Do outro lado da repartição vagueio no teu belogue e queria só dizer que gorda por gorda, já agora queria uma saia azul adornada a aplicações de bronze como a outra... Klimt é o meu pintor preferido! Deixo sugestão de outra obra de referência dele (para além d '"O Beijo", claro!)- "As 3 Idades da Mulher", 1905, inacabada, como todas as obras primas....

8/2/06 12:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

minha querida,

teria todo o prazer em estar presente no seu jantar, mas infelizmente, como sabe, não volto tão cedo a Portugal!
Contudo, se Maomé não vai à montanha (e agora mais diicil é, com uma bomba prestes a explodir na cabeça) vem a montanha até Maomé!
Que diz a uma visitinha a Paris?
Para não ficar so pelo cinema...e depois os Champs de Mars são mesmo aqui ao lado de casa!

Acompanharia-me no meu jogging diario la e perderiamo-nos juntos por aqui?!!

Que diz?!!

Ah! tal covite està sujeito à condição resolutiva de não ter fobia a casulos, dado que o espaço por estas bandas da rive-gauche é bastante exiguo!!

Contudo, sendo vc uma beluga, não me parece que seja um peso pesante!

9/2/06 4:57 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home