terça-feira, fevereiro 14, 2006

O CARTEIRO

Para quem não fez a escolinha toda ou "quem é amiguinho, quem é?":


O Tetramorfo é a representação simbólica dos quatro Evangelistas. Até à invenção da imprensa, divulgação e ensino sistemático, os fiéis assistiam de uma forma cega à celebração eucarística; ou seja, como não sabiam ler nem escever, liam a estatuária. Certas figuras bíblicas são substituídas pelo seu símbolo, sendo essa uma forma mais simples para reconhecer o santo em questão. Às vezes, recorrendo apenas às insígnias dos santos era possível contar a sua vida.
S. João Evangelista (canto superior esquerdo) é representado com uma águia ao lado como símbolo da elevada espiritualidade que os seus textos transmitem. A águia é o símbolo da inspiração e do Espírito Santo em S. João Evangelista.
Hans Burgkmair
Saint John Evangelist in Patmos
1508
Alte Pinakotek, Munique

O símbolo de S. Mateus (canto superior direito) é o Homem porque o seu Evangelho começa pela genealogia de Cristo. Também é identificado pela bolsa de publicano (cobrador de impostos).
Caravaggio
The calling of Saint Matthew
1599-1600
Contarelli Chapel, Churche of Saint Luigi dei Francesi, Roma

S. Lucas (canto inferior esquerdo) foi o primeiro iconógrafo e por isso é o patrono dos pintores. O seu símbolo é o touro, o animal dos sacrifícios (veja-se o Minotauro que nasce de Pasífae e de um grande touro branco sacrificial), porque Lucas começa o seu Evangelho com a evocação do sacerdote Zacarias, oficiante do Templo de Jerusalém.
Guercino
Saint Luke displaying a painting of the Virgin
1652-53
Nelson-Atkins Museum of Art, Kansas

O símbolo de S. Marcos (canto inferior direito) é o Leão, animal do deserto porque o seu Evangelho começa pela pregação de João Baptista no deserto. É o símbolo da cidade de Veneza para onde os seus restos mortais terão sido levados.

Vittore Carpaccio
The Lion of Saint Mark
1516
Palazzo Ducale, Veneza

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tomara muito católico e cristão praticante saber estes preciosismos.

14/2/06 10:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home