quarta-feira, dezembro 14, 2005

TÃO LÍRICOS QUE NÓS ESTAMOS

Sr. Deus e Dr. Zeus nos últimos retoques antes da mudança de MiMi

- Homem, eu estou possesso, possuído (bate na madeira).
- Calma Sr. Deus. Eu já estou a arrumar as minhas coisas. Estava a pensar ir embora no fim do ano para o Senhor começar o seu Cristianismo em 2006.
- Não é isso Dr. Zeus. Por Deus, por mim, abra os olhos...
- Então o que é?
- Laocoonte não lhe diz nada?
- Sim... Pois é aquele tipo a quem o meu MiMi teve de tratar da tosse. A ele e aos filhos.
- Mas ele era sacerdote! Sabe como isso era importante para mim? Podia reabilitá-lo, fazer dele um santo ou um sub-director... Sabe como está difícil arranjar tanto uma coisa como a outra, não sabe?
- Sim, mas ele era troiano. Olhe, era a mesma coisa que o Senhor Deus empregar aqui um filho do Demo (bate na madeira). Era contra os princípios do MiMi.
- Temos de fazer alguma coisa. Preciso desse Laocoonte. Não sei... vejo-lhe utilidade... Vá lá dentro buscar a "Legenda Áurea" e o "Livro dos Santos" da Irmã Wendy, por favor. Tem de me ajudar nisto.

(...)



- Passamos Laocoonte para... S. paulo. A insígnia passa a ser a espada para cortar a cobra...
- Não, já tenho um S. Paulo.
- Então vamos inventar uma história. Escreva aí... S. João...
- Já tenho...
- Evangelista...
- Não tenho...
- Morreu envenenado por uma cobra que foi colocada num cálice por uma moça lindíssima, perna torneada, peito...
- Acalme-se. Isto é a vida de um santo, não é o Arlequim.
- Ok, desculpe.
- moça...
- moça que põe dentro do copo a cobra, ele bebe e morre. Depois vem uma águia...
- Que confusão!
- Não interessa... Faça como no meu MiMi. Case-os uns com os outros, repita nomes e acima de tudo, muita imagem. O povo gosta da sua imagem e da sua novela ao fim do dia.

*O símbolo de S. João Evangelista é a águia, mas morreu envenenado por um dragão colocado no seu cálice. A pintura que ilustra este post refer-se a S. Jerónimo e não a Deus ou a Zeus.