sexta-feira, dezembro 16, 2005

O CARTEIRO

"Antes e depois" ou "Como é que me levanto às 3:05h da manhã para escrever isto"







A cena de sexo oral entre a jovem e o barbeiro em "O Barbeiro" dos irmãos Coen é semelhante ao relato entre o professor universitário e a sua empregada em "A Mancha Humana" de Philip Roth. Em comum o local (automóvel), o facto de eles serem mais velhos e de a situação originar nos dois casos acidentes de automóvel.




As páginas envenenadas em "O Nome da Rosa" de Umberto Eco têm paralelo com as páginas envenenadas do livro "O caso Saint-Fiacre" de Simenon, Georges Simenon, e há descrições em Eco que se aproximam de "Zadig" de Voltaire. Mas prefiro o Eco




Desde que Nero pegou fogo a Roma, culpando em seguida os cristãos para assim poder persegui-los, nunca até Hitler um incêndio teve tanta importância política e social. A 27 de Fevereiro de 1933, sob ordem nazi ou não, o Reichstag foi incendiado. Este incêndio foi dado como mote, sinal de partida por parte dos nazis, para uma revolta comunista. Isto justificou que a 28 de Fevereiro Hitler, apoiado pela constituição alemã decretasse o fim de actividade do Partido Comunista.