quarta-feira, novembro 16, 2005

TÃO LÍRICOS QUE NÓS ESTAMOS

Deus e Zeus, programadores culturais


Gustave Moreau
Prometeus
1868
Musée Gustave Moreau, Paris


- Sr. Deus?
- Sim?
- Olá. Sou eu, o Dr. Zeus do Ministério dos Mitos, o MiMi.
- Ah! Olá como está?
- Bem, vinha falar-lhe da minha substituição e da substituição do nome do Ministério, uma vez que o Sr. Deus me vai render no final de Dezembro que é quando acaba o meu contrato.
- O nome do Ministério é o mesmo. Também se vai chamar MiMi, Ministério dos Milagres. Sabe, é que eu sou taumaturgo de doutoramento.
- Bem, eu planeio fechar o ano do meu MiMi com um grande evento ao qual vou chamar Prometeu Agrilhoado. Mas precisava da sua ajuda para acertar algusn pormenores.
- Então diga lá.
- Acha que o fígado do Prometeu deve ser comido por um Leão, por um Dragão ou por uma Águia?
- Eh Homem... Por um Dragão não, deixe isso para a mitologia nórdica. Os Leões queria-os eu para as perseguições aos cristãos no Coliseu.
- Irra que você até parece o outro, o di...
- Diabo?!. Bata na madeira. Só de ouvir esse nome até se me eriçam os pelos das minhas barbas bíblicas.
- Fico com a águia?
- Fique com a águia! E que mais?
- O nome da mulher deve ser como? Pandora ou Ma...
- Maria não!. As Marias entram no meu Ministério depois de Dezembro. Temos a Virgem Maria e a Maria de Magdala.
- De Magdala?
- Não sei... Pareceu-me bem. Que acha?
- Eu não gosto muito... Mas fique com as Marias que eu fico com a Pandora. Quanto ao fogo...
- Que tem o fogo? Sabe que esse não é o meu departamento, vai ter de falar com o líder da oposição, o di... o di.....Você sabe...
- O Diabo? Irra, bata na madeira! Não..., estava a pensar se o Prometeu escondesse o fogo no talo de um alimento qualquer...
- Vocês no Ministério dos Mitos e a comida... O Tântalo deu os filhos aos deuses como jantar, a águia vai comer o fígado do Prometeu, do corno de cabra fizeram o corno da abundância. Até você, Dr. Zeus comeu metade dos seus filhos...
- Faz parte da política definida pelo Ministério. Poderá mudá-la em Dezembro. Eu, ou vou para o Instituto das Artes, ou escrevo um livro. E você, o que é que tem em mente?
- Ah Homem, você nem sabe. Um conjunto de eventos a nível mundial, diários e com receitas que permitem a auto-gestão.
- O quê?
- O Cristianismo.