sábado, setembro 17, 2005

COISAS QUE EU NÃO COMPRRENDO

Quando a minha idade era outra que não esta, o meu avô dizia-me: "Vá lá, diz outra vez." E eu dizia: "rabuçados." Ele ria-se e voltava a pedir-me, até que se tornou o divertimento da família ouvir-me dizer, na sala exígua de casa dos meus avós, "rabuçado" em vez de "rebuçado." E quanto mais me pediam, mas me parecia certa a palavra "rabuçado."
Os piores erros são aqueles que fazem sentido. Como confundir o duque de Wellington (que até esteve em Portugal a combater as tropas francesas), com o Duke Ellington (músico, que desconheço se esteve alguma vez em Portugal), ou o H.G.Wells, com o Orson Welles (o que até tem alguma razão de ser, porque foi o primeiro que escreveu a "Guerra dos Mundos" e o segundo que a adaptou, produziu e dirigiu como peça radiofónica que espalhou o terror nos EUA e que colocou a CBS à frente da NBC). Outro erro que é confundir autocarro com "altocarro". Faz todo o sentido.